História, perguntado por Desconhecido2006, 9 meses atrás

2) “[...] Entre 1880 e 1914, a maior parte do mundo, à exceção da Europa e das Américas, foi formalmente dividida em territórios sob governo direto ou sob dominação política indireta de um ou outro Estado de um pequeno grupo: principalmente Grã-Bretanha, França, Alemanha, Itália, Holanda, Bélgica, EUA e Japão.[...]” Texto adaptado de HOBSBAWM, Eric. J. A Era dos Impérios. 1875-1914. 10a edição. São Paulo: Paz e Terra, 2006. p.88.Considerando o fragmento acima, com relação ao imperialismo, fenômeno que ocorreu entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do XX, é correto afirmar que:

A) a expansão imperialista empreendida por países como a Grã-Bretanha, França e Alemanha está relacionada à busca por novos mercados e à crença na superioridade cultural e racial dos europeus.

B) a expansão imperialista da segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX, não está relacionada à rivalidade entre várias economias industriais concorrentes.

C) a expansão imperialista empreendida por alguns países europeus, os EUA e o Japão resultou no estabelecimento de relações igualitárias entre metrópoles e povos dependentes.

D) a expansão imperialista empreendida por países como a Grã-Bretanha, França e Alemanha está relacionada unicamente à busca de novos mercados, pois as teorias raciais somente foram elaboradas e colocadas em prática na África do Sul, durante o regime do Apartheid.

E) embora historiadores como Eric Hobsbawm usem o termo “imperialismo” para se referirem à divisão da África por países europeus como Grã-Bretanha, Alemanha, Itália e França, nenhum dos governantes destes países se autodenominavam “imperadores”.

Soluções para a tarefa

Respondido por annapb19
7

Resposta: Letra A) a expansão imperialista empreendida por países como a Grã-Bretanha, França e Alemanha está relacionada à busca por novos mercados e à crença na superioridade cultural e racial dos europeus.

Respondido por EduardoPLopes
0

Grã-Bretanha, França e Alemanha foram nações mais claramente ligadas ao fenômeno do Imperialismo e justificavam ideologicamente a ocupação por meio de ideias racistas. É correta a alternativa A.

Quais eram as nações imperialistas  e como o sistema foi se esgotando?

O Imperialismo teve como "protagonistas" as nações industrializadas da Europa, dentre as quais podemos destacar a Grã-Bretanha,  a França e a Alemanha, e teve como principal objetivo ocupar militarmente, politicamente e economicamente territórios africanos e asiáticos, buscando usar esta ocupação para fornecer matérias-primas e conquistar monopólios de mercados consumidores para os bens industrializados europeus.

Começou a se esgotar depois da Segunda Guerra Mundial, com os movimentos nacionalistas pela Independência ganhando força em países como Índia, Vietnã, Marrocos e Congo.

Mais sobre o Imperialismo em:

brainly.com.br/tarefa/4726527

Anexos:
Perguntas interessantes