2. Entendendo a linguagem
Sabemos que a linguagem literária é constituída de múltiplos sentidos e, para tanto., se vale de recursos linguísticos como as figuras de linguagem e da própria organização da estrutura textual. A partir das informações, responda
a. Qual seria a intenção do poeta ao apresentar a expressão metafórica "sonho dantesco" , logo no primeiro verso?
b. Ao longo do poema, percebemos a presença de algumas expressões que se opõem semanticamente, como "chora e dança" e "geme e ri" , nos versos 21 e 24, respectivamente. A quem se referem essas expressões e o que revelam sobre essas pessoas?
C. No contexto semântico do poema, que demonstra uma situação infernal e horrenda, percebemos a presença simbólica das palavras "orquestra" e "dança" . Em que sentido essas palavras são usadas e a quem se referem?
d. Outra referência simbólica expressa, no texto, é "orquestra irônica" , no verso 31. Por que a orquestra é considerada irônica?
e. A metáfora inicial apresentada como "sonho dantesco" é confirmada em outro trecho do poema. Qual é esse trecho?
f. Os dois últimos versos, da quinta estrofe, representam a fala de alguém. A quem pertence essa fala e o que ela revela sobre as cenas descritas no poema?
Soluções para a tarefa
Resposta:
a- Essa expressão faz referência às terríveis cenas descritas pelo escritor italiano, Dante Aleghieri, na primeira parte de sua obra “A divina comédia”, intitulada inferno.
b- as pessoas que foram raptadas no caso. os escravos
c- "dança" seria uma ironia e a "orquestra" uma tortura organizada
Explicação:
eu só fiz essas até agora me desculpe pelas outras e espero ter ajudado
A. A intenção metafórica "sonho dantesco" é para referir o navio negreiro e trazer as terríveis situações que os africanos passaram, inclusive serem arrancados de sua terra e de suas famílias para um lugar desconhecido e de escravidão.
B. As expressão "dança" traz referência aos negros que para fugir do chicote se movimentavam no ritmo do navio, e a dor e o desespero do chicote fazia com que os escravos gemesse e chorasse.
C. As palavras "orquestra" e "dança" refere - se respectivamente aos marinheiros torturadores e a reação dos escravos a tortura.
D. A "orquestra" acaba trazendo uma ironia devido ao seu sentido conotativo, em referência ao som da tortura que os escravos passavam dentro do navio.
E. O outro trecho do poema que apresenta a metafóra do "sonho dantesco" está nos três últimos versos da última estrofe: ''Qual um sonho dantesco as sombras voam!.../Gritos, ais, maldições, preces ressoam!/ E ri-se Satanás!...''
F. A fala representada no verso é pertencente ao "dono dos escravos", que era o responsável a delegar a tortura para com os escravos.
Linguagem literária
A linguagem para interpretação é referente ao poema "O Navio Negreiro" (Tragédia no mar) de Castro Alves (1847-1871).
As metáforas no poema
Descobrir a intenção do texto e das metáforas usadas é interpretar o que o poema quer dizer para o leitor. O poema busca retratar a situação de como os africanos ficavam dentro de um navio negreiro.
Palavras como "orquestra" e "dança" tem um sentido denotativo positivo, porém dentro do contexto do poema representa o sofrimento que os escravos passavam com os seus torturadores dentro do navio.
O simbolismo do poema
O simbolismo no poema é confirmado em inúmeras estrofes do poema, por exemplo na metáfora "sonho dantesco" apresenta uma incongruência entre a palavra sonho e dantesco, uma vez que estar em um navio aprisionado e sofrendo tortura não é sonho e sim um terror assustador.
Observe que no poema, ele retrata de forma poética a história das embarcações que traziam os africanos de forma forçada de suas terras para o Brasil, com objetivo de serem usados como escravos e submetidos a todo tipo de tortura, desde o seu translado até sua chegada.
O período renascentista
Este tipo de poema era típico do período que predominada o renascentismo. O Renascentismo foi um movimento cultural italiano que trouxe o senso poético dentro da vida medieval, dando início à Idade Moderna.
A cultura renascentista possui as seguintes características marcantes que são:
- Racionalismo;
- Cientificismo;
- Individualismo;
- Antropocentrismo;
- Classicismo.
Estude mais sobre linguagem em:
https://brainly.com.br/tarefa/20558082
https://brainly.com.br/tarefa/210478
https://brainly.com.br/tarefa/5040631
https://brainly.com.br/tarefa/18083269
https://brainly.com.br/tarefa/19361819
https://brainly.com.br/tarefa/12621053
https://brainly.com.br/tarefa/2135945
f: quem está falando é o dono dos escravos e a fala revela que os escravos estão sendo obrigados a dançar