2. (Enem) "O continente africano em seu conjunto apresenta 44% de suas fronteiras apoiadas em meridianos e paralelos; 30% por linhas retas e arqueadas, e apenas 26% se referem a limites naturais que geralmente coincidem com os de locais de habitação dos grupos étnicos". (MARTIN, A. R. Fronteiras e Nações. Contexto, São Paulo, 1998.) Diferente do continente americano, onde quase que a totalidade das fronteiras obedecem a limites naturais, a África apresenta as características citadas em virtude, principalmente, a) da sua recente demarcação, que contou com térmicas cartográficas antes desconhecidas. b) dos interesses de países europeus preocupados com a partilha dos seus recursos naturais. c) das extensas áreas desérticas que dificultam a demarcação dos "limites naturais". d) da natureza nômade das populações africanas, especialmente aquelas oriundas da África Subsaariana. e) da grande extensão longitudinal, o que demandaria enormes gastos para demarcação.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta é a B
Explicação:
Ela vincula corretamente a expansão imperialista europeia ao processo de “partilha” do território africano, baseado no estabelecimento de fronteiras artificiais a partir das determinações da Conferência de Berlim.
Resposta:
Olá, tudo bem?!
TEXTO EXPLICATIVO: Sabe-se que o continente da África atuou como colônia de diversos países da Europa. Dessa forma, o continente africano teve seus territórios com limites ditados por esses países no fim do século XIX, diferente do continente americano que não teve influências antrópicas na limitação de suas fronteiras. A alternativa que melhor se adequa a esta explicação é o item B.
ALTERNATIVA CORRETA: B) dos interesses de países europeus preocupados com a partilha dos seus recursos naturais.
Espero ter conseguido te ajudar pelo menos um pouquinho, bons estudos!!
Explicação: