2. (ENEM 2019 - ADAPTADA) Para construir o humor no quadrinho, o autor rompe as expectativas do leitor. Na narrativa, esse rompimento ocorre por meio da: * 1 ponto
a) oposição entre a atitude submissa do médico e a negação da acompanhante de Dona Anésia ao tratamento proposto.
b) inversão dos papéis de mãe e filha: a filha apresenta comportamento de “degenerescência”, enquanto a mãe, de “desprendimento”.
c) utilização de variantes linguísticas diferentes pelas personagens: o médico utiliza a linguagem formal e eufemística; a paciente, informal e chula.
d) convergência entre a resignação do médico e da paciente diante da falta de tratamento para o diagnóstico apresentado.
Soluções para a tarefa
Resposta:
c) utilização de variantes linguísticas diferentes pelas personagens: o médico utiliza a linguagem formal e eufemística; a paciente, informal e chula.
Explicação:
Resposta:
1 - c) circulação digital excessiva de autorretratos, pois o robô aparece tirando uma selfie em Marte para fazer essa crítica.
2 - c) utilização de variantes linguísticas diferentes pelas personagens: o médico utiliza a linguagem formal e eufemística; a paciente, informal e chula.
Explicação:
1 - circulação digital excessiva de autorretratos, pois o robô aparece tirando uma selfie em Marte para fazer essa crítica.
2 - o humor no quadrinho apresentado é gerado pela oposição entre a linguagem utilizada pelo médico, que faz uso de eufemismo para insinuar serem as atitudes da personagem sênior consequências de seu envelhecimento, e a linguagem utilizada por Dona Anésia, que fez uso de expressão chula (palavrão) em resposta ao pensamento do médico.
espero ter ajudado! se puder colocar como a melhor resposta, ficarei grata.