2. Enem (2010) Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e po tássio) com alto teor de sais minerais. A irrigação dessa lavoura é feita por canais que são desviados de um rio próximo dela. Após algum tempo, notou-se uma grande mortandade de peixes no rio que abastece os canais, devido à contaminação das águas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor. Que processo biológico pode ter sido provocado na água do rio pelo uso do adubo NPK? a) Lixiviação, processo em que ocorre a lavagem do solo, que acaba disponibilizando os nutrientes para a água do rio. b) Acidificação, processo em que os sais, ao se dissolverem na água do rio, formam ácidos. c) Eutrofização, ocasionada pelo aumento de fósforo e nitrogênio dissolvidos na água, que resulta na proliferação do fitoplancton. d) Aquecimento, decorrente do aumento de sais dissolvidos na água do rio, que eleva sua temperatura. e) Denitrificação, processo em que o excesso de nitrogênio que chega ao rio é disponibilizado para a atmosfera, prejudicando o desenvolvimento dos peixes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá! Os fertilizantes NPK são fertilizantes ricos em nitrogênio, fósforo e potássio, substâncias orgânicas que vão se acumulando na água do rio e dando início ao processo chamado de eutrofização, o qual será explicado adiante resumidamente.
A grande quantidade de matéria orgânica depositada nas águas, como fósforo e potássio, propiciou a proliferação exagerada de algas que permanecem na superfície da água, formando uma camada extensa e que impede a entrada da luz solar para as plantas que estão nas camadas mais profundas da água.
Esse fato impede que as plantas realizem a fotossíntese, diminuindo os níveis de oxigênio dissolvido na água. Essa queda crescente do oxigênio mas com grande demanda dele por peixes e micro-organismos aeróbios vai levando a uma crescente morte desses seres que utilizam o gás na respiração.
A morte desses animais aumenta mais ainda a quantidade de matéria orgânica nas águas. Com isso também aumenta a quantidade de agentes decompositores, diminuindo ainda mais os níveis de oxigênio e aumentado a mortalidade de peixes e plantas desse rio.
Portanto, o despejo de excesso de fertilizantes no rio causou uma eutrofização das águas, ocasionando a morte dos peixes.