2 -(Enem 2010) Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras calor e temperatura de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente”! e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo”. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática.
Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?
a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.
b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água.
c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.
e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.
Soluções para a tarefa
Resposta: A
Explicação: Embora o calor seja necessário para a água entrar em ebulição, aos 100 graus celsos, a partir do momento em que ela passa para o processo de ebulição, a temperatura continua constante. Dessa forma, podemos perceber o limite entre os significados e uso de ambas as palavras.
Além disso, o calor, no meio científico, é considerado uma forma de energia térmica em trânsito, que ocasiona na mudança da temperatura. Aqui, temos a causa, o calor, e a consequência, a temperatura.
Dessa forma, é possível entender que temperatura não é sinônimo de calor e assim, a alternativa A é a verdade. Já que ela indica que durante o tempo em que a água está fervendo, em ebulição, a temperatura permanece a mesma.
Se quiser, você pode dar uma olhada nessa outra questão e assim, aprender um pouquinho mais sobre sinônimos.
https://brainly.com.br/tarefa/7270665#:~:text=Sin%C3%B4nimos%20s%C3%A3o%20palavras%20que%20possuem,sentidos%20parecidos%2C%20n%C3%A3o%20exatamente%20iguais.