2. Em uma fábrica de desenvolvimento de motores, um motor de combustão interna era capaz de gerar 22 calorias de trabalho a cada ciclo em que recebia 100 calorias de energia vindas da queima do combustível. Após modificações no projeto do motor, ele passou a gerar 25 calorias de trabalho com a mesma quantidade de combustível anterior.
a) Após as alteraçoes, o rendimento do motor aumentou, diminuiu ou ficou igual? Justifique sua resposta.
b) Qual é a quantidade de calor que o motor, após as modificações, desperdiça lançando à atmosfera? ( Considere que a energia não é utilizada para o trabalho é integralmente disperdiçada na forma de calor ).
Soluções para a tarefa
a) O rendimento do motor aumentou.
Olá! Comparando o antes e após a modificação, podemos dizer que o rendimento aumentou. Antes , a energia destinada ao trabalho produtivo da máquina era de 22 calorias.
Após a modificação do motor, essa energia destinada ao trabalho passou a ser de 25 calorias, representando então um discreto ganho, mas que é muito útil em um processo grande e com diversas máquinas.
b) Como o motor recebe 100 calorias e utiliza apenas 25, podemos afirmar que 75 calorias são disperdiçadas, sendo lançadas à atmosfera.
a) Após as modificações no motor, pode-se afirmar que o rendimento aumentou, já que houve um aproveitamento de mais 3 calorias no trabalho.
b) Sabendo que o motor recebe 100 calorias e, apenas 25 calorias são utilizadas no trabalho, pode-se afirmar que 75 calorias não são utilizadas e, portanto, são desperdiçadas na forma de calor.
O que é trabalho?
Pode-se definir trabalho como a grandeza física que relaciona a quantidade de energia transferida decorrente da atuação de uma força que está sendo aplicada.
Saiba mais sobre trabalho em: brainly.com.br/tarefa/3959238
#SPJ3