2 Em um triângulo retângulo, não precisamos do valor da hipotenusa para calcular a sua área, pois os dois catetos já representam a base (b) e a altura (h). Esta informação é: *
5 pontos
Verdadeira, pois em um retângulo, a hipotenusa representa a sua diagonal, sendo, portanto, desnecessária para o cálculo da área através do modo convencional [A = (b x h) /2].
Falsa, pois para calcular a área de um triângulo retângulo precisamos, obrigatoriamente, das medidas dos três lados.
Verdadeira, pois somente com as três medidas podemos calcular o perímetro P, que é indispensável para o cálculo da área.
Falsa, pois catetos e hipotenusa não interagem com as medidas necessárias para calcular a área deste tipo de figura.
Soluções para a tarefa
Esta informação é (a) verdadeira, pois em um retângulo, a hipotenusa representa a sua diagonal, sendo, portanto, desnecessária para o cálculo da área através do modo convencional [A = (b x h) /2].
Explicação passo a passo:
A área de um triângulo equivale à metade do produto da base pela altura.
No entanto, para responder a essa questão, é necessário entender o conceito de altura.
Altura é o segmento de reta que parte do vértice e vai até o lado oposto, formando um ângulo de 90º com esse lado, que passa a ser chamado de base.
Sendo assim, em um triângulo retângulo, como os catetos são perpendiculares entre si, pode-se afirmar que apenas tendo a medida dos catetos, é possível calcular a sua área, tendo em vista que funcionam como base e altura..