História, perguntado por fernandaott, 11 meses atrás

2) Em relevante estudo sobre a questão racial no Brasil, Lilia Moritz Schwarcz faz a seguinte afirmação sobre a eugenia: "Esse saber sobre as raças implicou, por sua vez, um ‘ideal político’, um diagnóstico sobre a submissão ou mesmo sobre a possível eliminação das raças inferiores, que se converteu em uma espécie de prática avançada do darwinismo social – a eugenia –, cuja meta era intervir na reprodução das populações." (SCHWARCZ. O espetáculo das raças: cientistas, instituições e questão racial no Brasil – 1870-1930. São Paulo: Companhia das Letras, 1993, p.60) Sobre a relação do texto acima com o contesto histórico brasileiro do final do século XIX, podemos afirmar que: Alternativas: a) O discurso do Darwinismo Social serviu para reforçar a ideia da substituição da mão-de-obra escrava negra pela dos imigrantes europeus, atendendo o ideal do branqueamento populacional. b) A ideia do branqueamento populacional é muito mais antiga do que o Darwinismo Social. Portanto, esse tema não se relaciona com o contexto histórico brasileiro do final do século XIX. c) A substituição da mão-de-obra negra pela dos imigrantes se relaciona muito mais com o contexto histórico da Itália, então envolvida com sua guerra de unificação, do que com as características políticas e sociais do Brasil. d) O Darwinismo Social defendia que os povos negros e afrodescendentes deveriam receber tratamento semelhante ao dos brancos assalariados. Portanto, essa teoria serviu para defender os negros do racismo. e) A substituição da mão-de-obra negra pela dos imigrantes ocorreu somente após o fim da escravidão, porque os ex-escravos não aceitavam mais trabalhar para os seus ex-donos.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
11
A ideia do Darwinismo Social e as diferentes concepções de eugenia, no contexto brasileiro, defendiam a falsa ideia de que as pessoas brancas, descendentes de europeus, eram mais inteligentes e mais morais que as pessoas negras, de modo que o homem branco era melhor que o homem negro. 

Isto fundamentou, no final do século XIX no Brasil, principalmente com o fim da escravidão, uma política de imigração que visava trazer para o Brasil um enorme número de europeus (foram mais de 3 milhões) com o objetivo de branquear o Brasil, afastando-o do rumo demográfico que o tornaria um país de maioria negra.

Nesta perspectiva, é correta a alternativa A.
Perguntas interessantes