Biologia, perguntado por viniciusdantas7652, 9 meses atrás

2)
Em relação às possíveis modificações ocorridas em oncogenes, podemos afirmar que:

a)
Os oncogenes são derivados de modificações em proto-oncogenes como, por exemplo, as ocasionadas por metilação do DNA.

b)
Mutação da região codificadora de um proto-oncoge nunca acarreta a ativação de oncogenes.

c)
Translocação de um proto-oncogene pode levar a uma hiperexpressão do gene, levando assim o gene ser a considerado um oncogene.

d)
A fusão de regiões cromossômicas pode levar ao aparecimento de oncogenes quiméricos, mas não se conhece nenhum exemplo de câncer no qual esse tipo de modificação seja dominante.

e)
Podemos considerar que a amplificação gênica gerada por duplicação de regiões cromossômicas é um evento raro.

Soluções para a tarefa

Respondido por renatogomes5173
3

Resposta:

Letra A

Explicação:

A alternativa é mais coerente quando fala sobre a mutação dos protooncogenes, que após sofre metilação são desativados ou superativados, causando alteração nos pontos de checagem do ciclo celular.


viniciusdantas7652: Translocação de um proto-oncogene pode levar a uma hiperexpressão do gene, levando assim o gene ser a considerado um oncogene. recebi informações que a resposta correta é C`.
renatogomes5173: Olha, vou usar como exemplo a P53 que quando vê algo errado na célula, faz com que ela morre. Quando essa gente sofre mutação, ele é desativado. Ficando assim o ciclo sem esse ponto de checagem e a célula não pode morrer. Se esse gene fosse hiperexpressado, a célula morreria de certeza. Mas células tumorais não morrem por esse gene está desativado. antes da mutação protooncogenes, depois da mutação oncogene.
Respondido por viniciussouzaviniciu
0

Resposta:

C

Explicação:

Translocação de um proto-oncogene pode levar a uma hiperexpressão do gene, levando assim o gene ser a considerado um oncogene.

Perguntas interessantes