2) Em relação aos anticorpos, o mais abundantemente produzido pelo homem é:
a) IgA
b) IgG
c) IgM
d) IgD
Soluções para a tarefa
O anticorpo mais abundantemente produzido pelo homem é a imunoglobulina G (IgG).
Vamos aprender um pouco sobre as imunoglobulinas:
i) Conceito:
Os anticorpos (Ab) ou imunoglobulinas (Ig) são compostos biológicos (glicoproteicos) derivados, principalmente, das células plasmáticas e, pertencentes ao sistema imunitário, com o objetivo de defender o organismo de agentes infecciosos, tais como: bactérias e vírus.
ii) Principais tipos
Com base na cadeia H, os anticorpos apresentam cinco (05) isoformas, a saber: IgA, IgD, IgE, IgG e IgM.
• IgA: corresponde a 10 — 15% de todos os anticorpos. Ela é predominantemente encontrada nas mucosas, tais como: na saliva, nas narinas, no leite materno (protege o trato digestório do bebê), fluído intestinal.
• IgD: corresponde a menos de 1% das imunoglobulinas. Pode estar relacionada na estimulação da produção de anticorpos nas células B, porém, sua exata função é desconhecida.
• IgE: corresponde a nada mais que 0,001% das imunoglobulinas. Tem a função de proteger o organismo contra a ação de parasitas (Ascaris lumbricoides, “a lombriga”, por exemplo) e, age nas reações alérgicas.
• IgG: corresponde a 70 — 75% das imunoglobulinas humanas no plasma. É a única imunoglobulina que atravessa a barreira placentária, com isso, protege o feto em desenvolvimento até que seu sistema imunitário seja efectivo. Desintoxica substâncias nocivas.
• IgM: corresponde a 10% das imunoglobulinas. É ativada em infeções microbianas, e, ativa as vias de sinalização celular.
iii) Importância
O conhecimento sobre a localização, função e estrutura das imunoglobulinas ou anticorpos é extremamente importante no campo das ciências médicas, porque uma alta taxa de imunoglobulinas no sangue, ou saliva, ou qualquer outro fluído corporal, indica que há (ou houve) uma agressão ao organismo.
Por exemplo, atualmente, para que seja dado o diagnóstico de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2, acrónimo em inglês) é necessário que seja colhida uma amostra da mucosa nasofaríngea, com o objetivo de avaliar as quantidades e/ou concentrações das imunoglobulinas humanas.
iv) Os anticorpos e as características do sistema imunitário
a) Especificidade dos anticorpos: cada anticorpo reconhece especificamente um antígeno (agente invasor).
b) Diversidade dos anticorpos: existem diversos tipos de anticorpos para as diferentes afecções.
c) Memória imunológica: os anticorpos guardam informações sobre infeções anteriores. Por exemplo: não desenvolvemos sintomas do Sarampo após prévia infeção.
d) Tolerância imune: os anticorpos, normalmente, não atacam as células e tecidos do organismo.
Obtenha mais informações nos seguintes links:
https://brainly.com.br/tarefa/19367449 (Conceito)
https://brainly.com.br/tarefa/21916275 (Tipos e funções)
Espero ter ajudado.