História, perguntado por jgouveia, 7 meses atrás

2) “Em julho de 1917, uma greve de enormes proporções, envolvendo cerca de 100 mil trabalhadores, homens, mulheres e crianças, paralisou São Paulo e, com a violência policial e o agravamento da situação dos operários, transformou a cidade em palco de uma verdadeira revolta urbana, a ação mais espetacular do movimento operário até então”. TOLEDO, Edilene. Um ano extraordinário: greves, revoltas e circulação de ideias em 1917. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 30, n. 61, p. 497-518, 2017. 2. Com base no trecho do texto sobre o movimento operário do início do século XX no Brasil é correto afirmar: *



a) surgiu por conta das péssimas condições de trabalho nas fábricas e da ausência de direitos trabalhistas. Longas jornadas de trabalho, trabalho insalubre, falta de condições sanitárias e ausência de direitos eram constantes nas fábricas no Brasil.

b) As grandes greves operárias como a de 1917 tiveram fim com a proclamação da Consolidação das Leis Trabalhistas e uma reforma na constituição nesse mesmo. As autoridades republicanas entenderam que o melhor caminho era atender as reivindicações dos trabalhadores.

c) Ficou limitado à cidade de São Paulo que concentrava a grande maioria do operariado brasileiro. O restante do país ainda era agrícola e as fábricas eram poucas, dificultando a organização dos trabalhadores.

d) Teve a participação exclusiva de imigrantes italianos que viviam em sua maior parte na cidade de São Paulo. Esses imigrantes foram fundamentais para o surgimento operário, mas com a criação dos direitos trabalhistas em 1917 após a grande greve deixaram de ter importância.

Soluções para a tarefa

Respondido por raislawenia2007
2

Resposta:

letra A

Explicação:

espero ter ajudado

Perguntas interessantes