2. Em dupla, leiam e interpretem a frase a seguir.
Em dezembro de 1792, o rei Luís XVI respondeu desse modo à acusação de haver cometido
vários crimes contra o povo francês:
- Não havia leis que me impedissem.
-
Depois, respondam às questões.
a) Que princípios da Revolução Francesa pode-
riam ser utilizados para acusar o rei da França?Expliquem.
b) Que características do Estado absolutista explicam a resposta do rei?
c) O que mudou após a Assembleia Constituinte?
d) Na sua interpretação, uma ação que não é proibida por lei é sempre justa? Debata o assunto com os colegas dando exemplos atuais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)Resposta: Os princípios da Revolução Francesa são Igualdade, Liberdade e Fraternidade e, basicamente, qualquer um desses princípios da Revolução Francesa poderiam ser usados para acusar o rei francês Luís XVI. Sobre a liberdade, havia a escravidão em território francês, algo que ia contra os princípios da revolução.
b) Resposta:O absolutismo consistia na concentração do poder político integralmente na figura do rei, do monarca. Ao rei era atribuída a legitimidade das instituições políticas, o fundamento da lei. Por isso, o termo que o caracteriza vem do adjetivo absoluto, que vige acima de todos.
c)Resposta: A Assembléia constituinte n mudou NADA no absolutismo, a 1º e 2º classe (nobreza e clero) somavam 2/3 do controle da Assembleia, mesmo que, juntos representassem apenas 5% da população francesa na época.
d)Resposta: Algumas leis sempre tem falhas, então as vezes alguém consegue escapar de uma condenação por causa dessa brecha, e nem por isso, oque ele fez para ser julgado deixou de ser injusto