História, perguntado por zaguetvsilva, 8 meses atrás

2. Em 22 de abril de 1500, uma frota portuguesa composta de 13 navios e mais de mil homens
avistou um monte muito alto e redondo, que foi chamado de Monte Pascoal. Dias depois, as
novas terras receberam o nome de Ilha de Vera Cruz, . Tempos mais tarde, Terra de Santa
Cruz. e bem depois, Brasil. Era a expansão marítima batizando o mundo. Quais os nomes
que os portugueses deram as novas terras antes de chamá-la de Brasil?



POR FAVOR ME AJUDEM PRECISO ENTREGAR HOJE 14:00​

Soluções para a tarefa

Respondido por yasminbackf
1

Na pré-colonização :

Pindorama - Termo popular entre muitos índios, que em tupi-guarani significa terra das palmeiras.

Primeira aclamação dos espanhóis :

Cabo de Santa María de la Consolación - Ao avistar terra firme pela primeira vez.

Primeiras aclamações dos portugueses :

Monte Pascoal - Quando avistaram terra firme pela primeira vez.

Ilha de Vera Cruz - Denominação presente na Carta de Pedro Vaz de Caminha ao Brasil, idealizado após os portugueses pisarem no continente.

Terra de Santa Cruz - Outro nome concebido mais tarde, que reflete o contexto de propagação da fé cristã.

Outros nomes menos conhecidos atualmente também eram populares ao Brasil, como Nova Lusitânia, se dando ao fato de ser a primeira terra de outro continente descoberta pelos lusitanos (portugueses) e Cabrália, referente a Pedro Álvares Cabral. Os navegadores ibéricos Vicente Yáñez Pinzón e Diego de Lepe realizaram expedições na costa da região hoje conhecida como Brasil antes de Cabral, embora não tenham batizado especificamente. Os nomes acima foram frequentemente utilizados no período pré-colonial.

Período colonial (1530-1815) :

Durante este período, o nome "Brasil" começou a ser usado para referir-se à colônia portuguesa na América do Sul. "Brasil" deriva da palavra pau-brasil, madeira frequentemente encontrada no litoral amazônico que, por sua vez deriva do adjetivo (agora obsoleto) brasil, que significa "pertencente ou relativo a brasas". Até a Reforma Ortográfica de 1907, a palavra era grafada com 'z' ("Brazil"), mas para propósitos de maior entendimento este artigo utiliza a grafia atual.

Nomes anacrônicos: Em 1534, Portugal instala o já experimentado sistema de Capitanias Hereditárias. "Brasil colonial" e "Brasil Colônia" são nomes dados ao período, e não ao lugar. Principado do Brasil (1645-1815) também não era o nome do lugar, mas apenas um termo utilizado por historiadores para nomear o período. Vice-Reino do Brasil é um termo anacrônico, porque em 1763 houve a mudança da capital do Estado do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro, e a entrega dos títulos de vice-rei aos governadores, mas nunca houve um ato normativo que elevou o Brasil a vice-reino.

Estado do Brasil: Em 1549, as terras conhecidas como Nova Lusitânia/Cabrália passam a ser oficialmente denominadas de Estado do Brasil. Tomé de Souza foi o primeiro governador-geral do Estado do Brasil. Em 1621, o rei Felipe II (título espanhol), ou Felipe III (título português), dividiu o Estado do Brasil propriamente dito em duas repartições: a repartição sul manteve o nome de Estado do Brasil e a repartição norte mudou o nome para Estado do Maranhão.

Reino do Brasil do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves: Após a transferência da família real para o Rio de Janeiro ocorrida em 1808, em 1815 ocorreu a elevação do Estado do Brasil à condição de Reino, unido a Portugal e Algarves.

Depois da independência :

Império do Brasil - Após a Independência do Brasil ser proclamada em 1822 e reconhecida em 1825, o nome "Império do Brasil" (Império do Brazil na grafia da época) foi instituído pela constituição de 1824. Note que o nome é "Império do Brasil" e não "Império Brasileiro".

Estados Unidos do Brasil - Em 1889, após a república ser proclamada por Deodoro da Fonseca, esse foi o nome oficial adotado.

República Federativa do Brasil - Instituído pela Constituição de 1967, mantida pela Emenda Constitucional nº 1, outorgada pela junta militar de 1969, e pela constituição de 1988.

Perguntas interessantes