2. Em 1976, uma campanha publicitária para a marca de cigarros Vila Rica teve como enredo do anúncio uma entrevista, em que o jogador de futebol Gerson explicava por que preferia aquela marca de cigarros. Além dos atributos do produto, uma fala do jogador acabou virando um chavão e um sinônimo do "jeitinho brasileiro" de querer levar vantagem em tudo. Gerson diz: "Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo?! Leve vantagem você também, leve Vila Rica!". O penúltimo trecho acabou sendo apelidado de síndrome de Gerson, aquele que quer levar vantagem em tudo.
Uma das características da cultura brasileira é o chamado "jeitinho brasileiro", reconhecido em todo o mundo por dois aspectos: um positivo e outro negativo.
Considerando os fatores que formam a cultura, podemos afirmar que a personagem da campanha pode ser classificado como:
Mito, definido como histórias, pessoas, celebridades históricas, personagens que ilustram os valores de um sociedade ou grupo social.
Ritual, definido como ações, atividades e eventos de significado simbólico que são inerentes a um grupo social ou sociedade.
Lei, definida como regras e normas formais pertencentes à Legislação que regulam o comportamento dos indivíduos.
Costume, definido como padrões de pensamento, comportamento, vestimenta, alimentação comuns a um grupo social ou sociedade.
Elementos materiais, definidos como artefatos, bandeiras, instrumentos,símbologias que têm significado especial em um grupo social
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mito, definido como histórias, pessoas, celebridades históricas, personagens que ilustram os valores de um sociedade ou grupo social.
Explicação:
Resposta:
A. Mito, definido como histórias, pessoas, celebridades históricas, personagens que ilustram os valores de um sociedade ou grupo social.
Explicação:
A cultura é formada por diversos fatores como: ritual, mito, linguagem, valor, costume, lei e elementos materiais. Cada um deles tem um aspecto relevante na construção da cultura de uma dada sociedade ou grupo social. Um deles, especialmente, tem a função de personificar um aspecto da cultura no comportamento de personagens ou celebridades. O personagem Jeca Tatu, de Monteiro Lobato, era a personificação da simplicidade do caipira típico, com seu jeitão. Uma das características da cultura brasileira é o chamado "jeitinho brasileiro", reconhecido em todo o mundo por dois aspectos. O positivo, pelo lado de que o brasileiro é muito criativo e se vira muito bem com o que tiver à sua disposição. Já o lado negativo apresenta aspecto de que sempre há um "jeitinho", entendido como corrupção, para realizar atividades de negócios no Brasil. Este último aspecto foi manifesto na campanha publicitária citada do produto cigarros Vila Rica. Na campanha, o personagem Gerson, na época um jogador de futebol, típico malandro carioca, dizia que o brasileiro "gosta de levar vantagem em tudo" e acabou personificando esse "jeitinho brasileiro", caracterizando-se como um mito, no sentido de um personagem que ilustra os valores de uma sociedade ou grupo social.