História, perguntado por UmSerDeLuz, 10 meses atrás

2) Em 1840, os liberais levaram uma petição ao Senado brasileiro “para que seus componentes solicitassem do imperador sua imediata ascensão ao trono. (...) O regente Araújo Lima (...) prometeu ao imperador-menino que no dia 2 de dezembro daquele ano, quando completasse quinze anos, ele o tornaria maior. A comissão perguntou então a D. Pedro se desejava a maioridade ‘desde já’ (22 de julho de 1840) ou em dezembro. A resposta foi dada em duas palavras apenas: ’Quero já!’” (CASTRO, Theresinha de. História Geral da Civilização Brasileira). O texto acima relata o chamado Golpe da Maioridade, ocorrido no Brasil em 1840. Explique no que consistiu esse golpe e qual teria sido sua motivação.

Soluções para a tarefa

Respondido por keilaestudante1
10

Resposta:O Senado foi instalado em 6 de maio de 1826, tendo tido como primeiro presidente o Marquês de Santo Amaro. Sua primeira sede foi o Palácio do Conde dos Arcos, que ficou conhecida como o “Paço do Senado”, localizado no Campo da Aclamação, antigo Campo de Sant’Anna, no Rio de Janeiro.

A história do Senado remonta ao próprio processo de Independência do Brasil: em 25 de março de 1824, foi outorgada a primeira Constituição brasileira que vigorou até o advento da República, em 1889. Pela Constituição de 1824, os senadores eram vitalícios. Naquela ocasião, o número de senadores estava vinculado ao de deputados por província, devendo ser eleito um senador para cada dois deputados; entretanto, se uma província tivesse direito a apenas um deputado, era permitida a eleição de um senador. A partir de listas tríplices enviadas pelas províncias, o Imperador escolhia os que deveriam compor a Câmara do Senado.

Além disso, os príncipes da Casa Imperial tinham direito a assento nesta Casa, tão logo completassem 25 anos. Por esse critério, a Princesa Isabel foi a primeira senadora do Brasil.

A primeira composição do Senado, contou com membros da nobreza, da magistratura e do clero. Eram 50 senadores, sendo 23 barões, viscondes ou marqueses; nove juízes; sete membros da Igreja Católica; quatro do Exército; além de dois médicos, um advogado e quatro proprietários de terra.

Explicação:Desde a Independência e durante as regências, os senadores participavam ativamente na condução do país, colocando o Senado na linha de frente da história política brasileira. No Senado ocorreu, por exemplo, o reconhecimento da maioridade de D. Pedro II, em 1840; e o juramento da Princesa Isabel, em 1860. Os senadores também tiveram participação decisiva em todo o processo que culminou com o fim da escravidão, em 1888.

O Senado foi palco de importantes acontecimentos no Império: falaram em sua sede D. Pedro I, D. Pedro II e a Princesa Isabel, no início das sessões legislativas, em discursos que ficaram conhecidos como “As Falas do Throno”. Esse documento, por sinal, foi incluído no Programa Memória do Mundo, da Unesco.

Respondido por luizisaacsilva
20

Resposta:

Esse "golpe" teve como principal objetivo dar o poder para Dom Pedro II para que esse, inexperiente, atendesse aos interesses liberais.Mas tantos o parlamento e o povo estavam de acordo.

Explicação:


UmSerDeLuz: Muito obrigado
luizisaacsilva: Obs:tanto os liberais e os conservadores e o próprio Dom Pedro II estavam de acordo
luizisaacsilva: De nada!
Perguntas interessantes