2. é possível fazer uma ligação entre as Guerra Punica e a formação do império Romano? Explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
As Guerras Púnicas consistiram numa série de três conflitos que opuseram a República Romana e a República de Cartago, cidade-estado fenícia, no período entre 264 a.C. e 146 a.C.. Depois de um século de lutas, ao fim das Guerras Púnicas, Cartago foi totalmente destruída e Roma passou a dominar o mar Mediterrâneo.O adjetivo "Púnico" deriva do nome dado aos cartagineses pelos romanos (Punici)[1] (de Poenici, ou seja, fenícia).
Localizada no norte da África, por volta do século III a.C. Cartago dominava o comércio do Mediterrâneo. Os ricos comerciantes cartagineses possuíam diversas colônias na Sardenha, Córsega e a oeste da Sicília (ilhas ricas na produção de cereal), no sul da Península Ibérica (onde exploravam minérios como a prata) e em toda costa setentrional da África.
Resposta:
Sim, pois com o fim das Guerras Púnicas, Roma passou a dominar todo o Comércio do Mediterrâneo Ocidental, conquistando territórios que além do Mediterrâneo incluiu uma imensa parte da Europa e norte da África.
As conquistas ampliaram as riquezas de Roma, mas também provocaram o empobrecimento da maior parte da população, aumentando as desigualdades sociais e econômicas.
Durante a crescente instabilidade, lideranças políticas e sociais fizeram um acordo para a formação de um governo composto pelos três mais importantes políticos de Roma: Júlio Cesar, Crasso e Pompeu, dando início ao Império Romano em 60 a.C.
Explicação: