2. “É necessário, contudo, estar atento a um aspecto problemático do convívio num mesmo espaço de diversidades culturais. Muitas vezes quando vemos o mundo através da nossa cultura específica, quando repudiamos, desqualificamos ou menosprezamos maneiras de pensar e de viver com as quais não nos identificamos, quando ridicularizamos – mesmo que jocosamente – gostos que não correspondem aos nossos, estamos pensando e agindo de acordo com a lógica da desvalorização cultural. Ou seja, estamos considerando o nosso modo de vida particular como o “mais correto”, o “mais natural”, o “melhor”. Através desta lógica, aqueles cujas crenças, divertimentos, preferências alimentares, etc. forem parecidas com as minhas serão admirados, enquanto que os diferentes de mim serão desqualificados. Nesse modo de pensar, fazemos de nós mesmos e daqueles com quem nos identificamos o parâmetro para dizer o que é inferior ou superior, feio ou bonito, apetitoso ou nojento, evoluído ou atrasado, selvagem ou civilizado. Por isso, pode-se afirmar que esta lógica produz classificações hierarquizantes que podem dificultar a convivência na diferença. Na medida em que essa visão não dá ao outro a oportunidade de dizer algo sobre si, ela pode servir de fundamento para atitudes racistas, xenófobas,homofóbicas, preconceituosas ou classistas”. O texto acima se refere a qual atitude em relação à diversidade cultural? *
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O texto critica a atitude da DESVALORIZAÇÃO CULTURAL, que é quando uma determinada pessoa ou grupo delas determinam um padrão para caracterizar determinado hábito, determinada cultura, língua, expressão etc, como errado, pior, ruim etc.
O texto apresenta, ainda, entrelinhas, a promoção do RESPEITO E DO APOIO ÀS DIFERENÇAS, da própria valorização da cultura sua e do outro, do dar a oportunidade do outro de expressar a personalidade da sua cultura, de usar adereços culturais, de quebrar com esses padrões que determinam o que é bom e o que é ruim.
O texto apresenta, ainda, entrelinhas, a promoção do RESPEITO E DO APOIO ÀS DIFERENÇAS, da própria valorização da cultura sua e do outro, do dar a oportunidade do outro de expressar a personalidade da sua cultura, de usar adereços culturais, de quebrar com esses padrões que determinam o que é bom e o que é ruim.
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