2. Durante os primeiros estudos sobre a administração existiram diversos teóricos que desenvolveram pesquisas para apresentar quais eram os fatores que provocavam um aumento na produção. Esses estudos eram desenvolvidos na sua maioria dentro de fábricas. Com a evolução dos estudos foi possível chegar a conclusão que a gestão de pessoas era um fator importante, conclusões que levaram a Teoria X e Teoria Y.
Partindo do texto apresentado e dos estudos sobre liderança e trabalho em equipe, diferencie a Teoria X da Teoria Y.
Soluções para a tarefa
Teoria X:
Na Teoria X, as pessoas não gostam muito de trabalhar, pois o trabalho é considerado como algo ruim, desagradável ou desconfortável. Nesta teoria, podemos observar a ocorrência de: inúmeras faltas ao trabalho, desobediência aos superiores hierárquicos e surgimento de conflitos internos.
Teoria Y:
Para a Teoria Y, as pessoas gostam do que fazem (são comprometidas) e são satisfeitas com as atividades que realizam. Neste caso, podemos constatar: vontade para aprender algo novo (ser curioso) e perfil intraempreendedor (com capacidade para ajudar na evolução dos processos, produtos e serviços da empresa).
Até breve!
Resposta:
Explicação:
Teoria X, pressupõe-se que as pessoas não querem assumir responsabilidades, não
desejam desafios, possuem pouca capacidade para
resolver problemas. Daí o líder ter que exercer a direção e o controle sobre seus subordinados, ou seja,
estabelece o que deve ser feito e fiscaliza.
Por outro
lado, na Teoria Y, o pressuposto é de que o colaborador quer responsabilidade, deseja enfrentar desafios, quer se realizar e possui criatividade. Então, a
liderança compreende na obtenção da integração
de objetivos individuais aos organizacionais.
Bons estudos...