2) Durante a fase republicana, ocorreram revoltas dos plebeus, homens livres que não possuíam direitos políticos. (...) As principais causas das revoltas dos plebeus foram a escravidão por dúvidas, a inexistência de leis escritas, a proibição do casamento entre patrícios e plebeus e a obrigatoriedade de os plebeus lutarem nas guerras. FARIA, Ricardo de Moura; ADHEMAR Marques; BERUTTI Flávio. História e Companhia- 5° serie. Belo Horizonte: Editora Lé, 1998. 126 p. Em suas lutas por direitos, os plebeus conseguiram a permissão para o casamento entre patrícios e plebeus através da:
a) ( )Lei Licinia (367 a.C)
b) ( ) Lei Eleição dos Tribunos da Plebe (494 a.C)
c) ( ) Lei Canuléia (445 a.C)
d) ( ) Lei das Dozes Tábuas (451 a.C)
Soluções para a tarefa
Resposta:LETRA C
Explicação:
Esta lei romana era um marco na permissão para enlace matrimonial entre duas classes distintas, sendo os patrícios superiores aos plebeus socialmente, e por isso, existia essa proibição inicial.
Mas devido a uma estipulação prévia, os filhos nascidos da união entre o casal herdaria a condição do pai. Desse modo, filho de pai plebeu seria então plebeu, do mesmo modo o filho de um patrício.
Lembrando que essa determinação refletia as manifestações plebeias na Roma Antiga, o que culminou em uma comissão organizada para a discussão sobre os direitos da classe.
Resposta:
C Lei Canuléia
Explicação:
Em 445 a.C., pela Lei Canuléia permitiu- se o casamento entre plebeus e patrícios. ... Em 300 a.C., os plebeus conquistaram o direito ao exercício de cargos sacerdotais. Assim no decorrer do tempo os plebeus foram ganhando direitos políticos em Roma.