2. Descreva as razões da formação da Coluna Prestes e a rota dos tenentistas pelo pais.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Coluna Prestes lutava pelo fim da República Velha. O objetivo desse movimento era idealista: levantar a população contra o governo.
A Coluna foi resultado do movimento tenentista, que surgiu em 1922 pela insatisfação dos quadros militares com o governo brasileiro.
Entre essas razões de insatisfação estão:
- Campanha eleitoral para eleger o novo presidente que assumiria o país em 1922.
- Desgastes das relações militares com o governo.
- Fechamento do Clube Militar e prisão de Hermes da Fonseca por ordens do o presidente Epitácio Pessoa.
A rota dos tenentistas partiu do Rio Grande do Sul e São Paulo em direção ao Paraná. A Coluna seguiu para Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia, retornando ao Centro-Oeste para depor armas na Bolívia, sem rendição.
O movimento percorreu aproximadamente 25.000 quilômetros e passou por 11 estados brasileiros.
Explicação:
- Em abril de 1925, Luís Carlos Prestes liderou um grupo de militares no Rio Grande do Sul para formar a Coluna Prestes.
- Em 1924 (com o fim da Revolta Paulista) muito militares liderados por Miguel Costa dispersaram do interior de São Paulo para o estado do Paraná.
Eles se encontraram com Prestes que vinha da cidade de Alegrete, no estado do Rio Grande do Sul. Dessa forma, paulistas e gaúchos uniram-se com o mesmo objetivo, percorrer o interior do Brasil promovendo um levante popular contra o governo.
- No ano de 1927, os participantes da Coluna Prestes estavam cansados de perseguições do governo e do tempo que marcha perdurava, dois anos. Então, os integrantes do movimento decidiram se exilar em países que faziam fronteira com o Brasil, parte foi para Paraguai e outra na Bolívia.
Espero ter ajudado. Bjs. Bons estudos.