2) Defina:
a)
Continentes:
b)
Ilhas:
Oceanos:
d)
Mares:
3) Quais são as formas de relevo terrestre?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Definições: Continentes, Ilhas, Oceanos e Mares e quais as formas de relevos terrestres.
Explicação:
A) Continentes: Continentes são grandes porções de terra que estão cercadas pelos oceanos. Se dividem em seis partes com características e países distintos.
B) Ilhas: Uma ilha é uma área de terra cercada de água por todos os lados. Existem ilhas em oceanos, mares, rios e lagos. Os dois principais tipos de ilhas são as oceânicas e as continentais. As ilhas oceânicas ficam no cume dos vulcões subterrâneos. As ilhas continentais ficam próximas aos continentes e são feitas da mesma massa de terra que faz parte deles.
C) Oceanos: Os oceanos são partes da superfície do planeta ocupadas pela água do mar que rodeia os continentes e que cobre atualmente por volta de 71% da Terra. Há cinco oceanos na Terra: o Pacífico, o Atlântico, O Índico, O Antártico e o Ártico.
D) Mares: Os mares são, na verdade, uma parte do oceano, ocupando uma área reduzida, não tão profunda e cercada por terra. As características de salinidade, temperatura e de cor diferem-se das dos oceanos. Mar é massa de água salgada que corresponde a uma extensão do oceano.
- Quais as formas de relevos terrestres?
Conforme as suas fisionomias, a superfície é dividida em quatro formas de relevo: montanhas, planaltos, planícies e depressões.
Para melhor compreendermos a estrutura da superfície, foi elaborada uma classificação responsável pela divisão do modelado terrestre em quatro diferentes formas de relevo, a saber: montanhas, planaltos, planícies e depressões. Essas tipificações são importantes não apenas para o entendimento do meio natural, mas da sua influência sobre as atividades humanas.
Montanhas: As montanhas são um tipo de relevo caracterizado pelas suas acentuadas elevações, ou seja, é a parte da superfície que apresenta as maiores altitudes e as mais intensas declividades. Quando elas apresentam-se em um conjunto extenso, recebem o nome de cadeias montanhosas, que também podem ser chamadas de cordilheiras;
Planaltos: Os planaltos são áreas com uma relativa altitude e uma superfície mais ou menos plana, com limites bem nítidos, estes geralmente constituídos por escarpas ou serras. Apesar de serem entendidos como áreas planas, suas superfícies são mais acidentadas do que as das planícies, com um maior número de serras e ondulações em suas paisagens, além de ser o tipo de relevo onde encontramos as chapadas;
Planícies: São áreas com uma fisionomia plana, ou seja, com uma paisagem menos acidentada, que, por possuírem altitudes menores do que os dois tipos anteriormente apresentados, recebem uma grande quantidade de sedimentos. Estes são provenientes do desgaste de outras formas de relevo;
Depressões: São regiões que apresentam, quase sempre, pequenas altitudes e que são mais baixas do que o nível do mar ou a região em seu entorno. Possuem, geralmente, uma superfície plana ou côncava, uma vez que passaram por um longo período de erosão e que agora se caracterizam pela predominância do acúmulo de sedimentos provenientes das regiões circundantes.