Geografia, perguntado por mel5754, 4 meses atrás

2. De que maneira a cena do filme Tempos modernos, de 1936, reproduzida a seguir, representa
o processo de industrialização iniciado no século XVIII? Como ela ajudou a construir o ima-
ginário sobre a Revolução Industrial?

Soluções para a tarefa

Respondido por jailsonarp777
6

Resposta:

No estudo da Revolução Industrial, vários historiadores salientam que tal experiência foi responsável por uma profunda transformação nas formas de se organizar as relações de trabalho. Em linhas gerais, procura-se destacar que a figura do artesão foi substituída pela do operário, que vendia a sua força de trabalho em troca de uma determinada compensação monetária.

Nessa nova configuração, o trabalhador fabril não tinha mais noção de quanto era o valor da riqueza produzida por sua força de trabalho. Segundo a teoria dos pensadores Karl Marx e Friendrich Engels, o operário recebia um salário que era insignificante se comparado ao valor da riqueza produzida por ele ao longo de um único mês de trabalho. Dessa forma, estava necessariamente submetido a uma lógica de exploração sistemática.

<33

Esperam ter ajudado!

Respondido por Regisfau
1

O filme apresenta a forma como a industrialização, iniciada no século XVIII,  se tornou um processo escravizante para o proletariado.  Foi possível, por meio do contexto apresentado, perceber a  construção do imaginário sobre a Revolução Industrial.

Contexto do filme

O filme apresentou o cenário da vida urbana nos EUA, na década de 1930, logo após a depressão, ocorrida em consequência da crise de 1929, que ocasionou desemprego e fome.

Com um tom de sátira, o filme ilustra o modelo da linha de produção que surgiu a partir da Revolução Industrial.

Revolução Industrial

A Revolução Industrial trouxe a imagem de modernidade, baseada no tempo de trabalho, na hierarquia do esquema produtivo e no incentivo ao consumo.

A mensagem do filme

O filme narra a vida de um operário de fábrica, interpretado por Charles Chaplin, tentando sobreviver numa sociedade com inovações e contradições advindas da Revolução Industrial.

No filme, a função deste personagem era rosquear parafusos, de uma forma interrupta, apresentando um ritmo de trabalho cansativo, desgastante e desinteressante, uma forte crítica aos preceitos impostos pela Revolução Industrial.

O filme faz uma severa crítica à Revolução Industrial ao apresentar a exploração por meio de um trabalho repetitivo e mal remunerado, deixando flagrante as  desigualdades que existiam entre os pobres e as camadas mais abastadas.

Mais informações sobre Revolução Industrial podem ser encontradas no link:

https://brainly.com.br/tarefa/42267666

#SPJ2

Perguntas interessantes