2) Dê exemplos de equipamentos de sua de sua resistência que podem ser consideradado avanços tecnológicos. Por que ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Várias novas tecnologias nas próximas décadas serão motivadas por alguns grandes desafios que a humanidade já está deparando, e que serão vitais num futuro breve, como o impacto causado pelo homem na natureza e novas fontes de energia que permitam a evolução e implementação de novas tecnologias. Por outro lado, para também que seja possível o progresso em tecnologias da informação, serão necessários novos tipos de dispositivos eletrônicos ou similares que venham a substituir a atual tecnologia baseada em materiais de silício. O desenvolvimento de novos tipos de materiais com propriedades superiores aos hoje existentes e que não impactem a natureza também será uma força motriz para o desenvolvimento de novas tecnologias.
Energia
Um enorme desafio para a humanidade nas próximas décadas será a geração de energia limpa e renovável, e que não faça uso de recursos fósseis como petróleo, gases, carvão, etc. As formas de geração de energia limpa ainda são hoje menos eficientes e mais caras do que as convencionais. Novos tipos de dispositivos deverão ser desenvolvidos nas próximas décadas de modo a aumentar a eficiência e baratear os dispositivos de geração de energia limpa como, por exemplo, as células fotovoltaicas que convertem a luz do sol em eletricidade, a bioenergia, energia eólica, maremotriz, geotérmica, etc. O armazenamento de energia é um outro desafio. Serão necessárias novas tecnologias que permitam o desenvolvimento de baterias que armazenem uma maior quantidade de energia. Um terceiro desafio é a forma como a energia é transportada, o que tornará viável o uso de meios de transporte movidos por fontes não poluentes. Uma alternativa muito promissora são as chamadas células de combustível, ou células de hidrogênio, onde a eletricidade é gerada a partir da reação entre o hidrogênio e o oxigênio, sendo a água o subproduto. O desenvolvimento de novos materiais e a otimização das fontes limpas de energia serão necessariamente baseadas no entendimento dos mecanismos físicos que levem ao desenvolvimento de novas formas de gerar e armazenar energia.
Eletrônica, Optrônica e Spintrônica
As tecnologias de informação serão certamente o carro chefe das evoluções tecnológicas nas próximas décadas, mas, para que isso aconteça, será necessário o desenvolvimento de novos tipos de dispositivos físicas que venham a substituir os atuais processadores baseados no elemento químico silício. Uma outra área que impactará a tecnologia será baseada no spin dos elétrons (propriedade elementar associada ao magnetismo). Novos dispositivos usando a spintrônica, área equivalente à eletrônica, mas na qual se empregam spins em vez de elétrons serão desenvolvidos. A optrônica é outro campo emergente no desenvolvimento de dispositivos, nos quais os elétrons são, desta vez, substituídos por fótons (partículas de luz). Nessa área, a plataforma básica para a pesquisa são os chamados cristais fotônicos, cuja entidade elementar periódica são nanomateriais e nanoestruturas com tamanhos da ordem do comprimento de onda da luz visível (aproximadamente 500 nm). Uma outra direção nestas tecnologias será o desenvolvimento de dispositivos flexíveis, baseados em materiais orgânicos, como os polímeros. Recentemente foram desenvolvidos novos tipos de LEDs constituídos de polímeros semicondutores, que são chamados de OLEDs (LEDs orgânicos), e que já têm sido usados em alguns novos modelos de TVs. A expectativa é que sejam desenvolvidos novos dispositivos eletrônicos que sejam flexíveis, como processadores, sensores, etc.