Artes, perguntado por falajvzinn, 9 meses atrás

2) De acordo coma a arquitetura barroca, marque a alternativa INCORRETA: *

A) A arquitetura estava inter-relacionada com a pintura e a escultura nas construções tinham o mesmo propósito de incentivar os fiéis à devoção a Deus.
B) Grandiosidade e riqueza também podem ser consideradas características da arquitetura desse período.
C) As igrejas são monumentais, as cúpulas altas e imponentes são predominantes.
D) Ao contrário da pintura a arquitetura barroca não fez uso dramático da luz.

Soluções para a tarefa

Respondido por yumeko33
3

2) Barroco é uma escola literária que surgiu no século XVII e tem como principais características o dualismo, o exagero e a riqueza de detalhes.

Confira abaixo as questões sobre o barroco no Brasil e em Portugal comentadas pelos nossos professores especialistas.

Questão 1

(UFRN) A obra de Gregório de Matos – autor que se destaca na literatura barroca brasileira – compreende:

a) poesia épico-amorosa e obras dramáticas.

b) poesia satírica e contos burlescos.

c) poesia lírica, de caráter religioso e amoroso, e poesia satírica.

d) poesia confessional e autos religiosos.

e) poesia lírica e teatro de costumes.

A)  A arquitetura barroca é o estilo arquitetônico que se difundiu durante o período barroco. Com início no século 16, esse estilo foi predominante na Europa até a primeira metade do século 18. Suas características foram tão marcantes que influenciaram até mesmo as construções do continente americano.

Fortemente relacionada ao cristianismo católico, o fazer arquitetônico barroco tem forte presença em igrejas e basílicas e é reconhecido por suas formas monumentais e decorações exuberantes que exaltam a religião.

Por ter marcado a história e por ser considerada como um dos principais estilos do mundo ocidental, a arquitetura barroca é o tema do nosso artigo.

C)Na igreja barroca, é comum a predominância de cúpulas altas e imponentes, usando vários elementos clássicos,como os greco-romanos, os frontões, arcos e pilares. Seu interior é ricamente decorado, capelas, altares com figuras de santos e anjos para incentivar os fiéis à devoção a Deus.

D)A arte barroca estendeu-se por todo o século XVII e pelas primeiras décadas do XVIII. A sua difusão abrangeu quase toda a Europa e a América Latina. Estes são, porém, seus limites máximos. O aparecimento das formas barrocas dá-se em épocas diferentes em cada país. Outro tanto se pode dizer do seu declínio. Tais formas, no entanto, embora nascendo claramente de um fundo comum, diferem muitíssimo de nação para nação. E não só: vulgaríssimas em alguns países, em outros são muito raras.

As razões destas diferenças, não são só geográficas, como também históricas. O barroco nasceu e desenvolveu-se, nos princípios do século XVII, na Roma dos papas. Mais do que um estilo definido, era uma tendência comum a todos as artes: um gosto, resumindo.

Em seguida, espalhou-se a partir de Roma pelo resto da Europa e pelos países sob sua influência. É compreensível que suas formas características vão surgindo nas várias nações com um atraso tanto maior quanto se distanciavam da Itália. A isto, se junta um segundo fator, onde quer que o clima cultural, religioso e político fossem semelhantes ao italiano, o barroco era bem acolhido e espalhava-se rapidamente, ao passo que era recusado nos locais em que as condições históricas eram diferentes.

A arte barroca conseguiu se casar à técnica avançada e o grande porte da Renascença com a emoção, a intensidade e a dramaticidades do Maneirismo, fazendo do estilo barroco o mais suntuoso e ornamentado na história da arte.

Embora o termo Barroco seja às vezes usado no sentido negativo de super elaboração e ostentação, o século XVII não só produziu gênios excepcionais, como Rembrandt e Velásquez, mas também expandiu o papel da arte para a vida cotidiana.

Artistas chamados de barrocos acorreram à Roma, vindos de toda a Europa, para estudar as obras primas da antiguidade clássica e da Alta Renascença. Voltando à terra de origem, acrescentaram às suas obras as particularidades culturais de cada região.

Enquanto os estilos abrangiam desde o realismo italiano ao exagero francês, o elemento comum era a sensibilidade e o absoluto domínio da luz para obter o máximo impacto emocional.

bons estudos!!! tomere que ajude vc se nao ajudou comenta

Perguntas interessantes