Sociologia, perguntado por laiseamanda6113, 10 meses atrás

2- De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social explica-se: a) Pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho. b) Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não proprietários dos meios de produção. c) Pelas diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente. d) Pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.

Soluções para a tarefa

Respondido por kangbruzzle
4
Boa tarde! Vamos lá, a resposta é letra B. Vou explicar letra por letra.

letra A) INCORRETA. Marx não falava de esforço no desempenho no trabalho porque acreditava que o proletariado era explorado pelo dono dos meios de produção, ou seja, independentemente de o quão bem feito era o serviço, ele ganharia bem menos e seria explorado.

letra B) CORRETA. Marx falava da exploração daquele que tinha o monopólio dos meios de produção porque este obtinha a mais-valia (o lucro pelo produto vendido), e para isso explorava seus funcionários que eram alienados sobre a condição exploratória (visto a necessidade de sobreviver, medo de perder seus empregos etc).

letra C) INCORRETA. Marx não cita caráter biológico ou de inteligência como algo determinante para o indivíduo ser explorado.

letra D) INCORRETA. Primeiro ponto, é que o burguês realmente explora o proletariado tendo em vista fatores históricos passados que o levaram chegar a esse ponto. Porém, eles não eram considerados por Marx “mais capazes”, mas sim, mais poderosos e detentores de algo inalcançável pro trabalhador, o monopólio de sua força de trabalho. Além disso, as oportunidades nunca foram iguais, por isso a desigualdade.

Espero ter ajudado!!
Perguntas interessantes