2) Copiando o modelo de governo implantado na Alemanha e na Itália, no Brasil surgiu a Ação Integralista Brasileira (AIB), uma cópia caricata que misturava características do nazismo alemão e do fascismo italiano. Sobre este movimento, assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as alternativas falsas:
O programa da AIB defendia o fim da política do café com leite e propunha uma aliança entre os estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul.
Verdadeiro
Falso
Os Integralistas, liderados por Plínio Salgado, queriam implantar um governo forte, centralizado, anticomunista, autoritário e defensor das tradições e da propriedade privada.
Verdadeiro
Falso
A principal liderança da AIB era o capitão do Exército e líder da coluna de 1924, Luiz Carlos Prestes, e tinha como meta implantar um governo de cunho nacionalista e democrático.
Verdadeiro
Falso
Percebendo sua fragilidade, a Ação Integralista Brasileira uniu-se à Aliança Nacional Libertadora e, juntas, propuseram um governo de coalizão com apoio de Getúlio Vargas.
Verdadeiro
Falso
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) falso
b)verdadeiro
c)verdadeiro
d)falso
Explicação:
- FALSO
O programa AIB defendia o fim da política Café com Leite, no entanto, não houve proposta de aliança dos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Norte, uma vez que São Paulo (produtora de café) teve suas exportações despencadas devido a Grande Depressão que ocorrera nos EUA, e para se manter no poder nas eleições seguintes quebraria o acordo da Política Café com Leite, com o voto dado por Júlio Preste.
- VERDADEIRO
Entre as principais ideias defendidas pelos integralistas, se destaca o corporativismo político, a abolição do pluripartidarismo (governo centralizado), a perseguição aos comunistas, o fim do capitalismo especulativo e a ascensão de um forte líder político.
- FALSO
Quem liderou e sistematizou a teoria do Estado Integral, no programa da AIB, foi Plinio Salgado. Luiz Carlos Prestes se afiliou a ANL, Aliança Nacional Libertadora, foi uma organização política fundada pelo Partido Comunista do Brasil em 1935.
- FALSO
A Ação Integralista Brasileira (AIB) e a Aliança Nacional Libertadora (ANL) são, sistematicamente, oposições partidária. AIB e ANL são, respectivamente. de cunho político integralista e comunista.
A AIB, inicialmente, apoiou o governo Vargas. Contudo, com o estabelecimento do Estado Novo (1937), promoveram o Levante Integralista contra o Governo Vargas. Porém, foram desavenças e rejeições internas com o governo, AIB não uniu-se a nenhum outro partido para colidir com Getúlio Vargas.
Para mais informações, acesse:
Sobre AIB e ANL: https://brainly.com.br/tarefa/801001
Conceito, Líder e Ideologia da ANL: https://brainly.com.br/tarefa/25911663