2. (Continuação) Reescreva as alternativas consideradas falsas corrigindo os erros.
(F) b) O crescimento da indústria brasileira durante a Primeira Guerra Mundial deveu-se a múltiplos fatores, entre os quais cabe citar: acumulação interna de capitais, disponibilidade de mão de obra barata e de matérias-primas e a existência de um sistema de transportes que possibilitavam o escoamento de mercadorias até os portos.
(F) d) Com a industrialização verificada na Primeira República, a população das cidades cresceu, sendo que esse crescimento foi maior no Rio de Janeiro do que em São Paulo.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Durante a Primeira Guerra Mundial a indústria brasileira só cresceu porque não tinha como importar mercadorias, uma vez que os países com os quais o Brasil comerciava estavam em guerra.
Falso. Este não foi o único motivo, já que o desenvolvimento da indústria brasileira já vinha ocorrendo antes e foi acentuado pela Guerra.
b) O crescimento da indústria brasileira, durante a Primeira Guerra Mundial deveu-se a múltiplos fatores, entre os quais sabe citar: acumulação interna de capitais, disponibilidade de mão de obra barata e de matéria primas, e a existência de um sistema de transportes que possibilitava o escoamento de mercadorias até os pontos.
Correto, em oposição a afirmação acima, esta faz jus à complexidade do processo de industrialização brasileira.
c) Os mais importantes ramos da indústria, na época, eram o têxtil, o de alimentação, o de bebidas e o de vestuário.
Correto. O Brasil começou a trabalhar com a indústria mais básica.
d) Com a industrialização verificada na Primeira República, a população das cidades cresceu, sendo que esse crescimento foi maior no Rio de Janeiro do que em São Paulo.
Correto. Durante a República o Rio de Janeiro destacou-se, também por ser a capital, com um crescimento incrível.
e) Durante a Primeira República, todas as cidades cresceram, mas o salto mais espetacular se deu na capital do Estado de São Paulo.
Como visto acima, afirmação falsa,pois foi o Rio de Janeiro que mais cresceu e não São Paulo