2.Considere o experimento aleatório: Uma moeda é lançada três vezes. Determine as possibilidades de cair duas caras e uma coroa. *
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) 3 caras
b) 3 caras, dado que a primeira é cara
c) Exatamente 2 caras
d) 2 caras, dado que a primeira foi coroa
e) Cara no 2º lançamento, dado que 2 coroas e 1 cara foram obtidas
f) Cara no 2º lançamento, dado que 3 caras foram obtidas
g) Cara no 2º lançamento, dado que pelo menos 1 cara foi obtida.
RESOLUÇÃO
A) São 3 vezes que joga-se a moeda, então o espaço amostral é: 2.2.2=8, o único evento favorável é cair 3 vezes cara, ou seja, só há um evento favorável dentre todas possibilidades, fica assim a resposta na fórmula de probabilidade: 1/8.
B)A probabilidade é a mesma da letra A) já que se vai cair 3 caras a ordem das mesmas não importa, uma vez que todas são a mesma coisa.
C) O evento Favorável dessa vez possui 3 elementos, pois pode cair: C,K,C/C,C,K/K,C,C/, sabendo disso na fórmula de probabilidade fica 3/8.
D)Nesse caso, só existe uma situação em que vai acontecer de cair duas caras, sendo a primeira coroa, ou seja, um único evento favorável, na fórmula de probabilidade fica: 1/8.
E)O evento que ele pede é o seguinte: K,C,K. Só existe um evento desse tipo, ou seja, na fórmula de probabilidade fica 1/8.
F)Mesmo raciocínio da letra B) já que trata-se de 3 elementos iguais, não importa a ordem, ou seja, a probabilidade continua sendo 1/8, pois não dá pra distinguir na situação seguinte: C,C,C. Qual cara vem primeiro todas formam o mesmo conjunto não importando a sua ordem.
G) Existem 4 situações que correspondem a condição dada: C,C,C/C,C,K/K,C,C/K,C,K. Na fórmula de probabilidade fica 4/8= 50%.
ESPERO TER LHE AJUDADO ❤