2. Considerado o contexto de produção, os aspectos estilísticos presentes na estrofe: a) apontam para um padrão fundamentalmente árcade, o que confirma a adesão do poeta a princípios estéticos neoclássicos. b) diferem do cânone clássico, na medida em que a linguagem expressionista e o uso de versos livres e brancos já prenunciam um novo estilo. c) revelam inovações estéticas, como. por exemplo, a presença de linguagem confessional, com marcas da função emotiva. d) provam que a poesia do autor é caracteristica- mente barroca, com evidências do estilo concep- tista e cultista. e) assinalam um estilo de transição que caracteriza a poesia de Bocage, oscilando entre o padrão clássico e o padrão neoclássico.
Soluções para a tarefa
Olá,
1. A alternativa correta é a letra b) o eu-lírico expressa sua mágoa com relação à vida passada (Meu ser evaporei na lida insana/), por ele caracterizada como de dissipação e marcadamente passional (Do tropel de paixões, que me arrastava:).
O eu-lírico não faz uma crítica exterior, isto é, não critica os homens a sua volta nem os poetas (alternativa “a” e “b”). Também há uma aversão às paixões exageradas (alternativa “d”) e uma negação da imortalidade (alternativa “e”).
2. A alternativa correta é a letra c) revelam inovações estéticas, como, por exemplo, a presença de linguagem confessional, com marcas da função emotiva. Podemos percebê-lo analisando como o eu-lírico expõe seu arrependimento em relação à sua mocidade bastante emotivamente.
Espero ter ajudado! (: