Informática, perguntado por mariaalice889, 4 meses atrás

2 - COMO SURGIU O CONCEITO DE ALGORITMO:

( ) O CONCEITO DE ALGORITMO FOI FORMALIZADO EM 1936 PELA MÁQUINA DE ALAN TURING.

( ) O CONCEITO DE ALGORITMO FOI FORMALIZADO EM 1936 PELA MÁQUINA DE ALAN TURING E PELO CÁLCULO LAMBDA DE ALONZO CHURCH.

( ) O CONCEITO DE ALGORITMO FOI FORMALIZADO EM 1936 PELO CÁLCULO LAMBDA DE ALONZO CHURCH.

( ) O CONCEITO DE ALGORITMO FOI FORMALIZADO EM 1945 PELA MÁQUINA DE ALAN TURING E PELO CÁLCULO LAMBDA DE ALONZO CHURCH.


arthu006: marca a b, ta lá no meu ultimo parágrafo

Soluções para a tarefa

Respondido por arthu006
1

Resposta: Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.

Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido. Por exemplo, quando precisa trocar uma lâmpada, você:

Início

  Verifica se o interruptor está desligado;

  Procura uma lâmpada nova;

  Pega uma escada;

  Leva a escada até o local;

  Posiciona a escada;

  Sobe os degraus;

  Para na altura apropriada;

  Retira a lâmpada queimada;

  Coloca a lâmpada nova;

  Desce da escada;

  Aciona o interruptor;

    Se a lâmpada não acender, então:

        Retira a lâmpada queimada;

        Coloca outra lâmpada nova

    Senão

        Tarefa terminada;

  Joga a lâmpada queimada no lixo;

 Guarda a escada;

Fim

Formas de escrever um algoritmo

Os algoritmos são muito utilizados na área de programação, descrevendo as etapas que precisam ser efetuadas para que um programa execute as tarefas que lhe são designadas. Existem diversas formas de escrever um algoritmo, podendo ser citadas o pseudocódigo (ou português estruturado), fluxograma, diagrama de Chapin e descrição narrativa.

A sequência escrita no exemplo da troca da lâmpada estava em descrição narrativa, por exemplo. Esta forma não é muito utilizada em informática porque pode ser ambígua e dar margem a interpretações erradas.

Os dois tipos mais comuns são o pseudocódigo que utiliza uma forma mais estruturada, assemelhando-se àquelas utilizadas pelas linguagens de programação e o fluxograma que emprega figuras geométricas para ilustrar os passos a serem seguidos.

O Diagrama de Chapin, Diagrama Nassi-Shneiderman ou Diagrama N-S mostra a solução por meio de quadros organizados hierárquica e estruturadamente. Este tipo não é muito utilizado, pois vários procedimentos tornam-se difíceis de serem mostrados por meio deste diagrama.

O algoritmo escreve as instruções de forma que o computador entenda

Um algoritmo é algo que você já utilizava o tempo todo e nem percebia. Uma forma bem interessante de exercitar a lógica seria algum dia parar para pensar em sua rotina ao acordar, por exemplo. Você perceberia o quanto ela é mais complexa do que parece, se fosse para colocar no papel e como a execução disto é automática.

Explicação: Em matemática e ciência da computação, um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema.[1][2] Segundo Dasgupta, Papadimitriou e Vazirani; "Algoritmos são procedimentos precisos, não ambíguos, padronizados, eficientes e corretos.".[3]

As suas características são: finitas, o algoritmo deve eventualmente resolver o problema; bem definidas: os passos devem ser definidos de modo a serem entendidos; efetivas, deve sempre resolver o que tem para solucionar, antecipando falhas.[4]  

O conceito de algoritmo existe há séculos e o uso do conceito pode ser atribuído a matemáticos russos, por exemplo a Peneira de Eratóstenes e o algoritmo de Euclides.

O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer iterações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema.Jean Luc Chabert

Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador,[5] e sim os passos necessários para realizar uma tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador, por outro tipo de autômato ou mesmo por um ser humano. Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. Tal diferença pode ser reflexo da complexidade computacional aplicada, que depende de estruturas de dados adequadas ao algoritmo. Por exemplo, um algoritmo para se vestir pode especificar que você vista primeiro as meias e os sapatos antes de vestir a calça enquanto outro algoritmo especifica que você deve primeiro vestir a calça e depois as meias e os sapatos. Fica claro que o primeiro algoritmo é mais difícil de executar que o segundo apesar de ambos levarem ao mesmo resultado.Algorithmics

O conceito de um algoritmo foi formalizado em 1936 pela Máquina de Turing de Alan Turing e pelo cálculo lambda de Alonzo Church, que formaram as primeiras fundações da Ciência da computação.

Perguntas interessantes