2. Como ocorreu nos Estados Unidos após setembro de 2001, também em países da Europa Ocidental, como Reino Unido, França e Bélgica, mais um preconceito aplicado ao migrante de lingua árabe se tornou comum, o que o associa a organizações terroristas. Qual é a razão para isso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Centenas de fiéis se acomodam para rezar em uma mesquita que fica em Nova York. É tanta gente que não cabe dentro da sala, nem nos corredores. Alguns fiéis têm que fazer as orações na rua.
As estimativas do número de mulçumanos que vivem nos Estados Unidos variam entre 2,5 milhões e 6 milhões, segundo o Conselho de Relações Árabes-Americanas. Uma população que cresce dividida entre a tradição e os valores ocidentais e que, desde o 11 de setembro, sofre as consequências de atos terroristas realizados por radicais que dizem agir em defesa do Islã.
Desde que extremistas islâmicos realizaram os ataques de 11 de setembro, a vida de toda essa comunidade mudou. No ano anterior aos atentados, o Departamento de Justiça americano tinha registrado 28 casos de crime de ódio, com ataques violentos contra mulçumanos.
Em 2001, foram 481. De lá pra cá, o número de ataques tem caído: ?????em 2009, foram apenas 107. Mas o preconceito ainda é grande, diz a diretora da Associação Árabe-Americana de Nova York, Linda Sarsour: “Desde 11 de setembro, as pessoas nos vêem com suspeita, como se fôssemos terroristas. Esse é tipo de percepção que se tem da comunidade árabe”, explica.