2 Comente os seguintes temas:
a) França do antigo regime.
b) A convocação dos Estados Gerais.
c) O processo revolucionário.
03. Explique os seguintes assuntos:
a) A Assembleia Nacional constituinte
b) A Monarquia constitucional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) França do antigo regime.
Antigo Regime é a denominação do sistema político e social da França anterior à Revolução Francesa (1789). Durante o Antigo Regime, a sociedade francesa era constituída por diferentes estados: clero, nobreza e burguesia.
b) A convocação dos Estados Gerais.
A convocação dos estados Gerais ocorreu na França ainda no governo de Luís XVI, antes da revolução. O rei reuniu uma assembleia composta pelos três estados. Nesta assembleia, o voto era dado de foram desigual, sendo que os nobres e o clero tinham mais direito a votos que o povo.
c) O processo revolucionário.
O Processo Revolucionário em Curso — por vezes referido como "Período Revolucionário em Curso" ou, com mais frequência, apenas pela sigla PREC — designa, em sentido lato, o período de actividades revolucionárias, marcante na História de Portugal, decorrido durante a Revolução dos Cravos, iniciada com o golpe militar de 25 de Abril de 1974 e concluída com a aprovação da Constituição Portuguesa, em Abril de 1976.O termo, no entanto, é frequentemente usado para aludir ao período crítico do Verão Quente de 1975, com o seu antes e o seu depois, que culmina com o Golpe Militar de 25 de Novembro.
03. Explique os seguintes assuntos:
a) A Assembleia Nacional constituinte
A Assembleia Nacional Constituinte foi proclamada menos de três meses após a abertura da Assembleia dos Estados Gerais, nas primeiras fases da Revolução Francesa. O seu objetivo foi preparar a constituição destinada a reger a França, que foi oficialmente promulgada no dia 30 de setembro de 1791.
b) A Monarquia constitucional.
Monarquia constitucional é uma forma de monarquia na qual o soberano exerce a autoridade de acordo com uma constituição escrita ou não escrita, enquanto o Poder Legislativo é exercido por um Parlamento, geralmente eleito pelos cidadãos.