História, perguntado por raposadalua35, 4 meses atrás

2 comente a estrutura de organização social da América espanhola no início do século XIX, antes dos movimentos de independència. Em seu comentário, identifique o grupo social que desejava a independência e explique os interesses que esse grupo tinha nesse processo.


3. Considerando o que você já aprendeu nos capítulos anteriores deste volume, explique por que as revoltas indigenas na América espanhola eram frequentes.

me ajuda por favor ​

Soluções para a tarefa

Respondido por peixotao123
4

Resposta:

O processo de independência da América Espanhola ocorreu em um conjunto de situações experimentadas ao longo do século XVIII. Nesse período, observamos a ascensão de um novo conjunto de valores que questionava diretamente o pacto colonial e o autoritarismo das monarquias. O iluminismo defendia a liberdade dos povos e a queda dos regimes políticos que promovessem o privilégio de determinadas classes sociais.

Sem dúvida, a elite letrada da América Espanhola inspirou-se no conjunto de ideias iluministas. A grande maioria desses intelectuais era de origem criolla, ou seja, filhos de espanhóis nascidos na América desprovidos de amplos direitos políticos nas grandes instituições do mundo colonial espanhol. Por estarem politicamente excluídos, enxergavam no iluminismo uma resposta aos entraves legitimados pelo domínio espanhol, ali representado pelos chapetones.

Ao mesmo tempo em que houve toda essa efervescência ideológica em torno do iluminismo e do fim da colonização, a pesada rotina de trabalho dos índios, escravos e mestiços também contribuiu para o processo de independência. As péssimas condições de trabalho e a situação de miséria já tinham, antes do processo definitivo de independência, mobilizado setores populares das colônias hispânicas. Dois claros exemplos dessa insatisfação puderam ser observados durante a Rebelião Tupac Amaru (1780/Peru) e o Movimento Comunero (1781/Nova Granada). , A Independência da América Espanhola foi motivada pela insatisfação colonial com a metrópole, a desestabilização política pós-Período Napoleônico, pelas ideias iluministas, entre outras razões. Os criollos foram os principais agitadores das lutas por emancipação.

Explicação:

3 As novas leis impostas pela Reforma Bourbônica não agradaram às elites criollas, que passaram a se rebelar em várias regiões da América a partir de 1780. ... Se os criollos não aceitavam o centralismo metropolitano, temiam também que as insatisfações dos grupos explorados (indígenas, mestiços, negros e mulatos) aflorassem.

Explicação:


raposadalua35: arigator ^-^
raposadalua35: Raposinha da lua agradece vc por ajudar ela ^-^
peixotao123: tmj
raposadalua35: ^-^
raposadalua35: parabens melhor resposta
peixotao123: kkj vlw
ads49238: não sei pq colocou como melhor resposta . a resposta tá nada a ver
raposadalua35: .....
raposadalua35: oxiii mano
Perguntas interessantes