2. "Com efeito, ao falar do caráter de um homem não dizemos que ele é sábio ou que possui entendimento, mas que é calmo ou
temperante. No entanto, louvamos também o sábio, referindo-nos ao hábito; e aos hábitos dignos de louvor chamamos
virtudes." (Aristóteles, Ethica Nicomacheia, 1103b 11).
Das alternativas abaixo, NÃO correspondem à doutrina aristotélica da virtude:
A) Como hábitos, as virtudes são modos constantes de agir que se adquirem pelo exercício, não sendo, assim, inatas.
8) As virtudes práticas ou éticas operam na parte irracional do homem, nas suas paixões ou apetites, guiadas racionalmente
C) As virtudes intelectuais ou dianoéticas operam na parte racional do homem, isto é, na razão.
D) Sendo a política superior à ética, é em A Política de Aristóteles que encontraremos a sintese das virtudes que constituem a
arete, "a virtude ou excelência ética".
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- grau e arte puxa faz parte
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