2.CITE TIPO DE DOENÇA ADQUIRIDA POR DEFICIENCIA NO
GENE SEXUALX?
Soluções para a tarefa
Hemofilia
A hemofilia é um dos principais exemplos quando o assunto é doenças ligadas ao sexo. Essa doença, que é recessiva e ligado ao cromossomo X, compromete o sistema de coagulação, o que torna pequenos ferimentos grandes problemas em virtude da perda exagerada de sangue.
Os tipos de hemofilia diferenciam-se de acordo com o fator de coagulação que é afetado. O tipo A, que é um dos mais frequentes, relaciona-se com uma deficiência no fator VIII. A hemofilia é manifestada quando o homem apresenta um gene recessivo relacionado com a produção do fator VIII. Já as mulheres, quando apresentam um gene recessivo, são consideradas portadoras e, quando apresentam dois genes, são hemofílicas. Chamando os alelos de H e h, teríamos:
Hemofílicos: XhY, XhXh
Portador: XHXh
Normais: XHY, XHXH
Mulheres com a doença podem transmitir o gene com problemas para suas filhas e filhos, uma vez que o gene ligado à doença está localizado no cromossomo X e a mulher sempre doa cromossomo X para seus herdeiros. O homem, por sua vez, pode passar o gene defeituoso apenas para sua filha, pois doa à filha apenas o cromossomo X. Como o homem apresenta cromossomos XY, no momento da fecundação, para gerar um menino, ele será responsável por fornecer o cromossomo Y, que não possui as características ligadas ao cromossomo X.
→ Daltonismo
O daltonismo é uma doença que afeta diretamente a percepção das cores. Em um de seus tipos, a doença manifesta-se na incapacidade de diferenciar o vermelho do verde. Assim como no caso da hemofilia, trata-se de uma doença recessiva ligada ao cromossomo x.
Considerando-se os alelos D e d para determinar o daltonismo, temos:
Daltônicos: XdY, XdXd
Portador: XDXd
Normais: XDY, XDXD
→ Conclusões importantes
- Homens só herdam genes do cromossomo X da sua mãe;
- Mulheres herdam genes do cromossomo X do pai ou da mãe;
- Em casos em que a característica é determinada por gene recessivo, os homens são mais afetados, uma vez que necessitam apenas de um gene para desenvolver a enfermidade.