2-Cite os três principais rios europeus, e suas características.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os principais rios europeus são: Danúbio, Elba, Loire, Reno, Ródano e Volga.
- Danúbio.
É o segundo maior rio do continente e possui enorme importância histórica. Começa na Alemanha e termina no Mar Negro, na Romênia. Devido ao fato de o rio cruzar a Europa, sempre serviu de rota entre todas as regiões: norte, leste, oeste e sul. Muitas vezes, historicamente, intermediou conflitos e invasões na região central.
- Elba.
O Rio Elba compreende parte da fronteira entre a Alemanha Oriental e Ocidental. Hoje, o Elba passa pela Alemanha e República Checa. É uma via importante para o comércio, ligando as principais cidades, incluindo Dresden, Praga e Berlim. Barcos de grande porte transportam cargas ao longo do Elba. Além disso, existem muitas barragens ao longo do rio que ajudam no controle de inundações.
- Loire.
Também chamado de Líger (em português), é o maior rio da França, pois atravessa o país de leste a oeste. O rio irriga Vale do Loire, uma área conhecida por seus vinhos, queijos, frutas e legumes. Os visitantes vêm a esta área para conhecer os castelos com séculos de história que estão localizados ao longo das margens do rio e para participar de festas da região.
- Reno.
Este rio forma uma fronteira natural entre a Suíça e Liechtenstein, um pequeno principado localizado no centro da Europa; entre a Alemanha e a Suíça e entre a Alemanha e a França. Na história, mais precisamente no século XIX, o Reno foi sinônimo de disputas de poder entre a França e a Alemanha. Uma canção nacionalista alemã faz referência à região do Reno e foi muito popular durante a Primeira Guerra Mundial.
- Ródano.
Com uma extensão de 821 km, ele nasce na Suíça e termina na França. Por desaguar no Mediterrâneo, esse rio é de extrema importância histórica, desde o tempo dos gregos e romanos. Servia como rota para o comércio, propagação de cultura e costumes entre muitos povos do leste, ocidente e centro europeu. A partir do século XX foram desenvolvidas obras para gerar melhorias na navegação e fornecer energia elétrica.
- Volga.
Ele nasce no planalto de Valdai, no norte da Rússia, e deságua no Mar Cáspio, que banha a Rússia, o Azerbaijão, o Turquemenistão, o Cazaquistão e o Irã. Através de canais, o rio Volga conecta os mares Azov, Báltico, Branco, Cáspio e Negro. Dessa forma, ele apresenta-se como uma importante rota para o comércio pela Rússia. Além de grandes trechos totalmente navegáveis, seus desníveis permitem a utilização para gerar energia elétrica. O rio também possui enorme importância cultural para a região, sendo fonte de inspiração natural para as artes em geral.