2 -Cite os impactos ambientais que ocorre nos Domínios Morfoclimáticos Brasileiros:
- Floresta Amazônica.
- Cerrado.
- Mata de Araucária.
- Campos sulinos ou pradarias.
(É para citar please! Eu já fiz essa pergunta e não eles não citaram)
Soluções para a tarefa
FLORESTA AMAZONICA:
relevo: trata-se de um domínio cuja composição dá-se majoritariamente por terras baixas, ou seja, por locais de baixas latitudes e por grandes depressões.
clima: O clima é equatorial, quente e úmido e as chuvas costumam ocorrer durante todo o ano. A temperatura média costuma atingir entre os 24ºC e os 27ºC.
hidrografia: A hidrografia é um dos pontos de destaque desse domínio, nele fica situada a maior bacia hidrográfica do Brasil, a Bacia hidrográfica amazônica. Isso influencia no fato de a região apresentar um grande volume de água.
solo: o solo da região amazônica é composto por latossolos (formados em grande parte por material mineral) e argissolos (apresentam uma O clima que predomina no cerrado é o tropical sazonal. A temperatura média da região ronda os 22 graus Celsius.
vegetação: A vegetação é bastante diversificada e perene, ou seja, não costuma perder folhas ao longo do ano. O aspecto vegetal varia conforme a proximidade dos cursos de água e subdivide-se em três tipos:
Matas de igapó: presentes em áreas constantemente inundadas pelos rios.
Matas de várzea: presentes em áreas que são inundadas pelos rios de forma ocasional.
Matas de terra firme: presentes em áreas que não são inundadas pelos rios.
CERRADO:
relevo: o relevo é em sua maioria plano ou com pequenas ondulações. Composto por grandes planaltos e chapadões, esse domínio morfoclimático tem cerca de 50% da sua altitude entre os 300 e os 600 metros.
clima: O clima que predomina no cerrado é o tropical sazonal. A temperatura média da região ronda os 22 graus Celsius. No entanto, a máxima pode ultrapassar os 40 e a mínima pode ficar abaixo de 0, resultando em geadas. Trata-se de um domínio onde as estações do ano são bastante definidas: chove bastante no verão e o inverno é seco.
hidrografia: o cerrado é também chamado de "caixa d'água do Brasil" por conta da sua hidrografia. Em seu território estão localizados leitos e nascentes de rios de 8 das 12 bacias hidrográficas brasileiras. São exemplos desses rios o Rio Araguaia, o Rio Tocantins e o Rio São Francisco. A hidrografia do cerrado é responsável pela geração de energia de 9 em cada 10 brasileiros, por conta da importância desse domínio morfoclimático para os recursos hidrelétricos do país.
solo: O solo do cerrado é tipicamente avermelhado e pode ser arenoso ou argiloso. Os tipos de solo predominantes nesse domínio são:
Latossolo: de cor avermelhada/amarelada, é um tipo de solo pobre em nutrientes, que cobre cerca de 46% do domínio do cerrado. É um solo profundo.
Podzólico: solo mineral fértil de cor avermelhada escura, e de considerável teor de ferro. Esse tipo de solo é bastante suscetível a erosões.
vegetação: A vegetação do cerrado consiste majoritariamente em arbustos e em árvores baixas, que não costumam estar concentrados em grupos, mas sim afastados uns dos outros. Tipicamente, os troncos têm casca bastante grossa e aparência retorcida; as folhas costumam ser ásperas.