2. Cientistas propõem a hipótese de que certas organelas celulares originaram-se de
organismos que, há mais de um bilhão de anos, passaram a viver simbioticamente com
eucariotos antigos. Apoiam-se no fato de que essas organelas possuem DNA próprio,
semelhante ao das bactérias, podendo se autorreplicar. Que organelas são essas?
Discuta a importância dessas organelas para o processo da fotossíntese e produção do
oxigênio e matéria orgânica (alimento) para a Terra:
Soluções para a tarefa
Explicação:
Os plastídeos (cloroplasto) são organelas obtidas através de um processo endossimbiótico entre um procarionte e um eucarionte. Essas organelas são importantes pois possuem clorofila, molécula responsável pela captação de luz, além disso, o produto que liberam dessa reação é o gás oxigênio.
Resposta:
Segundo a teoria endossimbiótica, as organelas são cloroplastos e mitocôndrias. Os cloroplastos, assim como as mitocôndrias, apresentam DNA próprio, RNA e ribossomos que sintetizam uma parte de suas proteínas.
Nos cloroplasmos ocorre a fotossíntese que é o processo mais importante que ocorre na Terra, pois todos os seres vivos dependem direta ou indiretamente desse processo. A glicose produzida na fotossíntese, torna-se disponível para outros seres vivos. Mesmo os animais carnívoros dependem da fotossíntese, pois comem outros animais que alimentam-se de vegetais. Já o oxigênio, liberado para a atmosfera, durante este processo garante a respiração aeróbica dos próprios vegetais e animais.
As Mitocôndrias realizam a sintese de ATP (adenosina trifosfato - Energia) durante o processo de respiração celular. Esta energia é utilizada em diferentes processos metabólicos.
Explicação: