Geografia, perguntado por LariGabii2811, 11 meses atrás

2) Cabos em rios no Amazonas, projeto deve levar internet a índios "Os sinuosos rios da bacia amazônica, que abastecem a vida de milhões de pessoas na maior floresta tropical do mundo, agora vão ajudar a conectar populações ribeirinhas à internet. O projeto Amazônia Conectada, já em andamento, pretende levar 7.800 km de cabos de fibra óptica pelo leito dos rios do Amazonas, Estado que concentra a maior parcela de floresta, interligando quase quatro milhões de pessoas à banda larga. O projeto, estimado em R$ 500 milhões, envolve três ministérios e o Exército. Dez quilômetros já foram instalados na etapa piloto em Manaus (AM), que servirá de centro operacional do sistema". Jornal Folha de São Paulo, 04/08/2015 Disponível em: Acesso em: 11 dez. 2015.Esse é o trecho de uma matéria vinculada por um jornal de grande circulação no Brasil. A partir da leitura e de seus estudos, é correto afirmar que: Alternativas: • a) A conexão em redes é um processo caro o que não justifica tamanho investimento para algumas populações como, por exemplo, os índios do Brasil. • b) Os índios da maior floresta tropical do mundo precisam de outros recursos muito mais significativos do que a conexão via internet. • c) A revolução técnico-científica alterou significativamente a estrutura de produção e de comercialização. Não há, portanto, necessidade de conexão à internet em populações nas quais não há produção e comercialização, como é o caso das populações ribeirinhas do AM. • d) A microeletrônica, os satélites, a robótica são algumas das invenções que contribuíram para o desenvolvimento de produtos que temos em nossas mãos, como os tablets, smartphones, microcomputadores. Tais equipamentos não estão disponíveis em regiões como a da floresta amazônica tornando desnecessária a conexão via internet. • e) A ideia de uma sociedade estabelecida sob múltiplas redes que organizam áreas de ação, trocas, relação, reforça a certeza de que vivemos uma forte interdependência no mundo globalizado. Nos remete à reciprocidade, à relação dialética que se configura entre nós, os conectados pelas redes.


felipemassetti: obrigado

Soluções para a tarefa

Respondido por lydiasilvia
17

Resposta:

A ideia de uma sociedade estabelecida sob múltiplas redes que organizam áreas de ação, trocas, relação, reforça a certeza de que vivemos uma forte interdependência no mundo globalizado. Nos remete à reciprocidade, à relação dialética que se configura entre nós, os conectados pelas redes.

Explicação:

Corrigido pelo AVA.

Respondido por gilnascimento81
7

Resposta: e) A ideia de uma sociedade estabelecida sob múltiplas redes que organizam áreas de ação, trocas, relação, reforça a certeza de que vivemos uma forte interdependência no mundo globalizado. Nos remete à reciprocidade, à relação dialética que se configura entre nós, os conectados pelas redes.

Explicação:

CORRIGIDO AVA

O Projeto Amazônia Conectada tem sua instituição amparada pela Portaria Interministerial Nr 586, de 22 de julho de 2015, assinada pelos ministérios da Defesa, Comunicações e Ciência, Tecnologia e Inovação.

O objetivo desse grande Projeto é expandir infraestrutura de comunicações e contribuir para as ações do Governo Federal desenvolvidas no âmbito do Programa Nacional de Banda Larga na região Amazônica.

O Ministério da Defesa é o órgão responsável pela coordenação geral das ações entre os órgãos e entidades envolvidas.

A citada Portaria prevê a instituição do Comitê Gestor do Projeto, composto pelo Comando do Exército Brasileiro, pela Secretaria-Geral do Ministério da Defesa, pelo Ministério das Comunicações, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Telebras.

A finalidade desse Comitê é estabelecer diretrizes para gestão de recursos, propor política de uso dos serviços, acompanhar e monitorar a implementação do Projeto e articular a adesão de novos parceiros. A composição do Comitê permite a divisão das tarefas, bem como a apresentação dos interesses de cada participante no tocante aos benefícios a serem alcançados pelo Projeto.

Perguntas interessantes