2. Atualmente, sabemos que o uso indiscriminado de antibióticos pode levar ao aumento
esses medicamentos só devem ser usados com prescrição e orientação médica. Sobre
esse assunto, forme dupla com um colega e, juntos, façam o que se pede.
a) Elaborem esquemas que expliquem o aumento de bactérias resistentes a antibi.
óticos de acordo com o lamarckismo e o darwinismo.
b) Discutam e elaborem um texto sobre qual teoria é a mais adequada para explicar
a existência de bactérias resistentes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) Da perspectiva lamarckista, populações de bactérias que estão sendo submetidas à tratamentos com antibióticos tenderiam por exemplo, a tornar sua membrana e parede celular mais complexas (mais ricas bioquimicamente) já que as usam demasiadamente para se defender dos medicamentos e, portanto, desenvolvendo mais essas estruturas, as bactérias consequentemente se tornariam resistentes.
Já do ponto de vista darwinista, populações de bactérias que estão sendo submetidas à mesma pressão, poderiam ter, por acaso, uma bactéria entre as centenas de milhares que adquiriu resistência ao antibiótico, tornando, por exemplo, sua membrana e parede celular mais complexa e apta para se defender do medicamento. Essa bactéria será a sobrevivente e responsável por repopular a região com descendentes que partilham dessa resistência.
B) A teoria mais adequada para explicação é a teoria sintética da evolução, que reúne o ponto de vista de Darwin, com o mecanismo de seleção natural que envolve ambiente e hereditariedade, somado às mutações genéticas. É importante salientar que Charles Darwin desconhecia a genética quando formulou a teoria da evolução, que só viera complementar sua teoria anos depois. A teoria sintética da evolução explica essa aquisição de resistência ao antibiótico a partir de mutações genéticas, que ao acaso, dariam vantagens evolutivas para a bactéria, nesse caso resistência ao medicamento. Sob pressão desse ambiente hostil, a bactéria resistente sobreviveria e compartilharia essa informação genética aos seus descendentes. Essa adaptação da nova população resistente representa o que é conhecido por evolução.
É importante também expor que, a teoria de uso e desuso de Lamarck não pode ser levada em consideração pois não apresenta evidências científicas que a embasem. As mutações genéticas, pressão ambiental e hereditariedade explicam muito melhor o processo de evolução.
a) O uso indiscriminado de antibióticos, de fato, tem levado a um aumentado considerável de bactérias resistentes.
Segundo a teoria lamarckista, o aumento de bactérias resistentes se deve à maior exposição destas bactérias aos antibióticos, que levou ao processo de resistência, cujas características foram transmitidas à próximas gerações, conforme a Lei dos Caracteres Adquiridos.
Segundo a teoria darwinista, as bactérias resistentes foram selecionados mediante a pressão ambiental recorrente (antibióticos), por meio do processo de seleção natural.
b) A teoria mais adequada para a existência de bactérias resistentes é a teoria darwinista, que evidencia a seleção natural de bactérias naturalmente mais resistentes.
Saiba mais sobre o tema em: brainly.com.br/tarefa/12884482