2) Atividade: Responder no caderno sobre as fases da revolução Francesa:
Primeira fase (1789-1792): Monarquia Constitucional.
Segunda fase (1792-1794): Convenção - 1792/1793 e Terror.
Terceira fase (1794-1799): Diretório.
O que foi o Calendário 18 Brumário.
Interesses dos grupos opositores ao Diretório: e dos Monarquistas. E
Jacobinos.
Soluções para a tarefa
Primeira fase: transição do absolutismo para um sistema de governo monarquico constitucional. Foi marcado por tensões e tentativas contra a vida da família real. Os poderes reais eram limitados somente ao veto, e graças as inúmeras tensões criadas pelos deputados, e a deflagração de uma guerra contra a Áustria e a Prússia, não foi nada além de um momento histórico de transição bem conturbado.
Segunda fase: A verdadeira essência da Revolução. Proclamação da República, os massacres de setembro de 1792, clima de paranóia extrema, julgamento infame contra Louis XVI, execução do mesmo, criação do primeiro tribunal revolucionário, início das perseguições políticas, criação do comitê de salvação pública, insurreições na Vendeia e em Lyon, Guerra cívil, genocídio de inocentes, etc.
terceira: já após a queda de Robespierre e os jacobinos. o diretório foi um governo de transição formado pelos responsáveis pela queda de Robespierre, em geral, ex deputados da antiga gironda e até mesmo do próprio partido dele. Foi um governo medíocre, e corrupto. Os interesses dos jacobinos radicais era o retorno ao antigo Terror revolucionário, e o dos monarquistas era o a restauração da dinastia dos Borbons, com o retorno dos membros da família real que conseguiram fugir para o exílio; e a coroação do conde de Provence, irmão de Louis XVI, como Louis XVIII (visto que o filho de Louis XVI morreu na prisão do templo, vítima de maus tratos, e extrema negligência por parte dos seus carcereiros)
Brumário é o nome de um mês do calendário revolucionário, criado no intuito de substituir tudo o que existia anteriormente. 18 de Brumário seria a data correspondente ao golpe de estado do então general, Napoleão Bonaparte (com a conivência de membros do próprio diretório)