2) Assinale a opção que representa a CORRETA associação entre o fato contábil e o seu registro no Balanço Patrimonial. Selecione uma alternativa: O a) A compra, a prazo, de mercadoria para revenda provoca um aumento no Ativo e uma redução no Passivo. O b) A contratação de uma apólice de seguros, com pagamento a prazo, para cobertura de doze meses a transcorrer provoca um aumento no Ativo e um aumento no Passivo. O c) A integralização de capital com bens para uso provoca um aumento no Ativo e uma redução no Patrimônio Líquido. O d) O pagamento em dinheiro a fornecedores, decorrente de aquisição de mercadorias a prazo, provoca uma diminuição no Ativo e um aumento no Passivo. O e) O recebimento em dinheiro de aporte advindo dos sócios prova uma redução no Ativo e um aumento no Passivo Circulante.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B
Explicação:
a)Incorreta!
A compra a prazo de mercadoria para revenda ocasiona um aumento no ativo e no passivo. Veja o lançamento:
D- Mercadorias – Ativo Circulante
C- Fornecedores – Passivo circulante
b)Correta!
A letra “b” está correta. Aumenta-se o ativo pois os seguros ainda não venceram, sendo um direito para a empresa e, aumenta-se o passivo pois tem-se uma nova obrigação (pagar o seguro contratado). Vejamos como seria o lançamento:
D- Prêmios de Seguros a apropriar – Ativo – CERTO
C- Seguros a Pagar – passivo – CERTO
Legal, né?! Já conseguimos responder, mas vamos aprofundar um pouco mais nesta questão?! Caso a contratação do seguro fosse de R$ 1.200,00 para 12 meses teríamos:
D- 1.200,00 –de Prêmios Seguros a apropriar – Ativo
C- 1.200,00 – Seguros a Pagar – Passivo
No pagamento da 1a parcela, os lançamentos seriam:
D- Seguros – Conta de Resultado
C- Prêmios de Seguros a Apropriar – Ativo
D- Seguros a Pagar – Passivo
C- Caixa – Ativo
c)Incorreta!
Vejamos como seria o lançamento contábil:
D- Bens de consumo – Ativo (aumento)
C- Capital a integralizar – Patrimônio Líquido (Aumento)
A conta “Capital a integralizar” representa os valores que faltam ser entregues à empresa pelos sócios.
Ah… certo… e o que é capital a integralizar mesmo? Vamos explicar de uma forma bem simples. Sempre que se abre uma empresa, a sua constituição é realizada através de um documento, que pode ser, por exemplo, um Contrato Social (se a empresa for do tipo Limitada) ou um Estatuto (se a empresa for uma Sociedade Anônima). No Contrato Social/Estatuto, há a quantia que cada sócio precisa entregar à empresa, este é o primeiro capital que a empresa desfrutará para dar início a sua atividade. Os valores que os sócios se comprometem a entregar é chamado de capital social subscrito ou, simplesmente, capital social. Então, supondo que Maria, Pedro e Lucas desejassem abrir uma empresa com Capital Social de 30.000,00 , cada um teria a obrigação de depositar R$ 10.000,00. Se todos depositassem na abertura da empresa este valor, teríamos:
D- Caixa – 30.000,00 (Ativo)
C- Capital Social – 30.000,00 (Patrimônio Líquido)
Acontece que, muitas das vezes, apesar de os sócios se comprometerem a depositar este dinheiro, não o fazem de imediato. Então, se Pedro só pudesse pagar 5.000,00 e, se comprometesse a depositar o restante após 3 meses, teríamos os seguintes lançamentos:
D- Caixa – 25.000,00 (Ativo)
D- Capital Social a Integralizar – 5.000,00 ( Patrimônio Líquido – Conta redutora)
C- Capital Social – 30.000,00 (Patrimônio Líquido)
Assim que Pedro pagar os 5.000 que faltam, teremos:
D- Caixa – 5.000 (Ativo)
C- Capital Social a Integralizar – 5.000,00 ( Patrimônio Líquido – Conta redutora)
No caso da questão, este pagamento foi com bens de consumo. Dessa forma, o lançamento fica o quase o mesmo, apenas a conta do ativo mudará de “caixa” para bens de consumo.
D- Bens de consumo – Ativo (aumento)
C- Capital a integralizar – Patrimônio Líquido (Aumento)
d)Incorreta!
Esta é a mais fácil. O pagamento a fornecedores reduz ativo e passivo ao mesmo tempo! Senão vejamos:
D- Fornecedores – (Passivo)
C- Caixa – (Ativo)
GABARITO: B
Resposta:
letra D
Explicação:
Porque tipo assim oh como tu vai contratar uma apólice de seguros tu vai ter um direito, né? Que tu vai ter, que vai ser o contrato desse seguro. Então já que um direito vai aumentar o teu ativo. mas como tu vai contratar e pagar a prazo tu vai ter que ter uma obrigação de pagar essa empresa entendeu? Então vai aumentar o ativo porque é seguro e vai aumentar o passivo que vai comprar prazo.