2)Assinale a alternativa que NÃO faz parte das medidas culturais adotadas por D. João VI ao chegar no Brasil: *
Criação do Jardim Botânico
D. João atendendo o apelo popular, ordenou a construção do Maracanã
Fundação da Biblioteca Nacional
Criação do Museu Nacional
Nenhuma das alternativas
Soluções para a tarefa
Resposta:
A primeira afirmação não está correta
Resposta:
RESPOSTA (E) _Fundação da Universidade Federal do Rio de Janeiro_
Explicação:
(A) Fundado em 13 de junho de 1808, o Jardim Botânico surgiu de uma decisão do então príncipe regente português, Dom João VI, de instalar no local uma fábrica de pólvora e um jardim para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo. Sendo assim a (a) faz parte das medidas culturais adotadas por D. João VI ao chegar no Brasil.
(B) João VI, assinado no dia 28 de outubro de 1810, foi criada então a Real Biblioteca, destinada à preservação das obras raras da língua portuguesa (como a primeira edição de Os Lusíadas, de Luís de Camões) e ao estímulo da leitura e da produção de novas obras. Sendo assim a (b) faz parte das medidas culturais adotadas por D. João VI ao chegar no Brasil.
(C) Nesses dois séculos de vida, muitos foram os artistas formados e imensurável é a importância desta instituição. No dia 12 de agosto de 1816, através de um Decreto-Lei de D. João VI, foi criada a Escola Real das Ciências Artes e Ofícios, que viria a se transformar na EBA. Sendo assim a (c) faz parte das medidas culturais adotadas por D. João VI ao chegar no Brasil.
(D)O lugar já foi residência oficial da família imperial brasileira. Dom João VI inaugurou em 1818 o museu com o nome de Museu Real, que funcionou primeiramente no Campo de Santana, no centro do Rio.3 de set. de 2018. Sendo assim a (d) faz parte das medidas culturais adotadas por D. João VI ao chegar no Brasil.
(E) No dia 7 de setembro de 1920 era criada a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também denominada Universidade do Brasil, considerada um dos centros brasileiros de excelência no ensino e na pesquisa. Ele foi criada pelo decreto nº 14.343 pelo então presidente Epitácio Pessoa.Sendo assim a (e) não faz parte das medidas culturais adotadas por D. João VI ao chegar no Brasil.