2)Assinale a alternativa que descreve adequadamente a perspectiva platônica acerca da razão moral objetiva. a) A crença na divindade estabelece bases seguras para a afirmação de leis morais que sejam universalmente válidas. b) A ausência da concepção religiosa produz o efeito de tornar tudo, em princípio, permitido, já que depende do ponto de vista subjetivo dos indivíduos. c) Mesmo as noções mais abstratas, como a concepção de moral objetiva, dependem, em primeira instância, da experiência concreta. d) A moral e os costumes foram historicamente desenvolvidos pelas sociedades a partir da dinâmica que envolve conflitos e tensões sociais. e) A moral, assim como os conceitos puros de beleza, justiça e verdade, pertence ao plano universal das ideias.
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa E, sendo Platão um defensor do racionalismo puro e alguém que via nos sentidos apenas formas de produzir enganos.
Para Platão, todas as bases para o funcionamento da sociedade (ou seja, a justiça, a moral, as formas de governo e organização econômica) deveriam ser dadas por meio da reflexão, acreditando Platão que a verdade era a adequação a formas que existiriam no "Mundo das Ideias", só sendo verdadeiro aquilo que fosse universalmente válido e conforme a estes princípios.
Resposta:
e)
A moral, assim como os conceitos puros de beleza, justiça e verdade, pertence ao plano universal das ideias.
Explicação:
Esta resposta é adequada, pois corresponde à articulação de conceitos puros no plano das ideias, uma tese central da teoria platônica.