2 Assim como todo texto narrativo literário, que narral fatos imaginários, situando os personagens no tempo e no espaço, o apólogo é composto de: enredo, perso- nagens, narrador, tempo e espaço. Leia o texto novamente e identifique alguns desses elementos para responder às questões a seguir. a) Nesse texto, o narrador participa dos fatos como personagem ou apenas conta o que aconteceu? Comprove sua resposta com um trecho extraído do texto.
Soluções para a tarefa
No texto, "O apólogo", de Machado de Assis, o narrador é um narrador que não participa dos fatos narrados, mas apenas conta o que aconteceu. Como pode ser visto no trecho: "Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha".
Os elementos narrativos em "O apólogo"
No conto de Machado de Assis, podemos elencar os elementos narrativos da seguinte maneira:
- Personagens: linha, agulha e alfinete, além da costureira e da baronesa;
- Enredo: linear;
- Narrador: narrador em primeira pessoa que conta a história de forma distanciada, como pode ser visto: "Contei esta história a um professor de melancolia".
- Tempo: linear, não especificado.
- Espaço: o ateliê e a caixinha de costura, espaços físicos.
O narrador em "O Apólogo"
O narrador do conto como é comum de se ver nos romances de Machado, é construído em primeira pessoa, de modo a quebrar a expectativa do leitor, uma vez que o conto, como sugere o título é construído como um apólogo.
O apólogo é uma narrativa curta e fantástica, que apresenta personagens alegóricos (nesse caso a linha, a agulha e o alfinete) e que carrega uma "lição de moral": "Anda, aprende, tola. Cansas-te em abrir caminho para ela e ela é que vai gozar da vida, enquanto aí ficas na caixinha de costura. Faze como eu, que não abro caminho para ninguém. Onde me espetam, fico".
Pra saber mais sobre o conto: https://brainly.com.br/tarefa/38715864
#SPJ1