2) As pequenas e médias empresas (PMEs) ainda têm participação tímida no volume de negócios gerados com o comércio eletrônico. Há muito mercado a ser conquistado, pois são poucas as pessoas que compram via comércio eletrônico em comparação ao número de usuários.
Dessa forma, quais fatos justificam a baixa adesão ao e-commerce por parte das PMEs no Brasil?
a) As PMEs ainda não descobriram essa oportunidade. A maioria não tem um site institucional e contam com estruturas enxutas, com poucos ou nenhum funcionário.
b) Atualmente o número de empresas que compram produtos e serviços é inferior à quantidade de empresas que ofertam, desestimulando novos entrantes.
c) As grandes empresas conseguem dominar o mercado, pois possuem mais recursos para investir em tecnologia e marketing, não dando espaço para as PMEs.
d) A carga tributária e o alto custo com funcionários que seriam necessários para uma estrutura exclusiva de e-commerce.
e) A tecnologia para implementação de um e-commerce e o alto custo com estruturas (estoque, logística, pessoal, etc.).
Soluções para a tarefa
Resposta:
a)
As PMEs ainda não descobriram essa oportunidade. A maioria não tem um site institucional e contam com estruturas enxutas, com poucos ou nenhum funcionário.
Explicação:
Apesar de todas as inovações tecnológicas e da disponibilidade de ferramentas gratuitas na Internet, que estão contribuindo para mudar os relacionamentos interpessoais, comerciais e a forma de fazer negócios, a realidade tem demonstrado que uma grande parcela das pequenas e médias empresas ainda não usufrui desses recursos como deveria e sequer está familiarizada com as terminologias relativas a essas atividades. Empresas de pequeno porte ainda não enxergaram o potencial do e-commerce para seus negócios. Isso pode se dar pelo fato de essas empresas terem suas estruturas enxutas e com foco no que é o seu negócio (TURCHI, 2019, p. 7).
Resposta:
PMEs
Explicação:
As PMEs ainda não descobriram essa oportunidade. A maioria não tem um site institucional e contam com estruturas enxutas, com poucos ou nenhum funcionário.