2) As amostras passam por etapas preliminares antes de seguirem para uma análise química, principalmente para remover interferentes ou para concentrar os analitos.
SKOOG, D. A. et al. Fundamentos de Química Analítica. Tradução da 8ª. Edição. São Paulo: Editora Thomson, 2006.
Quando um analista realiza a remoção de umidade em estufa, por liofilização ou acondicionamento a vácuo, ele está realizando o procedimento de
Alternativas:
• a) moagem.
• b) dissolução.
• c) decomposição.
• X d) secagem.
• e) extração.
Secagem
Soluções para a tarefa
Resposta:
D
Explicação:
SECAGEM
Resposta:
SECAGEM
Explicação:
A secagem em estufas é o método mais utilizado em alimentos e se baseia na remoção da água por aquecimento. É um método lento que pode levar de 3 a 24 horas em temperatura de 105º C dependendo do alimento. É um método barato e simples pois necessita apenas de uma estufa, uma balança analítica e cadinhos para colocar as amostras. No entanto a exatidão depende de vários fatores como por exemplo a temperatura de secagem, o tamanho das partículas da amostra, o número e posição das amostras na estufa e a formação de crosta na superfície da amostra, entre outros. As partículas dos alimentos devem ser moídas com espessuras menores possíveis para facilitar a evaporação da água.
A temperatura de secagem deve ser um pouco acima de 100 ºC para evaporar a água à pressão atmosférica na estufa simples. Porém, na estufa a vácuo, esta temperatura pode ser bastante reduzida (~70ºC), preservando a amostra e evitando a formação de crostas na superfície o que dificulta a evaporação da água.
Para mais informações acesse: https://www.ufrgs.br/napead/projetos/bromatologia/umidade/metodos_secagem.php