2) Apresente cinco características para cada bioma abaixo: a) Floresta amazônica: b) Mata Atlântica: c) Mata dos Pinhais: d) Cerrado: e) Caatinga: f) Campos: g) Pantanal: h) Vegetação Litorânea:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A. É dividida em mata de terra firme, a aparência da vegetação confere, ao ser vista de cima, uma camada contínua de copas, que dificulta a entrada de luz, fazendo com que haja pouca vegetação rasteira nesse bioma.
o clima predominante é equatorial.
A fauna da Amazônia é representada, principalmente, pela onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, tatu e cobras, como a jararaca.
A flora da Amazônia apresenta cerca de 30 mil espécies. Entre as mais conhecidas, é possível destacar a vitória-régia, que é característica das matas de igapós.
O principal rio que drena esse bioma é o Rio Amazonas, o maior em volume de água do mundo.
B. A Mata Atlântica é constituída por floresta tropical, As árvores apresentam médio e grande porte. O clima predominante na Mata Atlântica é o tropical úmido. A fauna da Mata Atlântica é representada por espécies como tucanos, onças-pintadas, bichos-preguiça, micos, entre outros.Abrange a área de oito bacias hidrográficas, alimentadas por rios como o São Francisco, Paraíba do Sul e Rio Paraná.
C. A Mata dos Pinhais, caracterizada devido a grande presença de pinheiros, principalmente o Pinheiro-do-Paraná, está localizada na região Sul do Brasil (Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), em locais com altitudes superiores a 500 m. Este bioma caracteriza-se pela formação florestal fechada, densa, devido a grande quantidade de árvores altas (20 a 30 metros de altura), de folhas em formato de agulha e coníferas em formato triangular. Apresenta em sua composição florística espécies diversas, como a imbuia, o sassafrás, a canela-lageana, erva-mate, caúna, jacarandá, caviúna, monjoleiro, sete-capotes, guabiroba, e a pitanga. Quanto à fauna, a Mata de Pinhais é um dos ecossistemas mais ricos em relação à biodiversidade de espécies animais, contando com indivíduos endêmicos da flora e da fauna (a maioria das aves, répteis, anfíbios, mais de 20 espécies primatas e borboletas), raros, ameaçados de extinção, além de espécies migratórias. O clima característico deste bioma é o subtropical.
D. 1. Vegetação rasteira e baixa. 2. Clima com épocas de chuva e de seca. 3. Solo com cor avermelhada e pobre em nutrientes. 4.Tem grande variedade de espécies de animais. 5. É banhado por 3 bacias hidrográficas E. Há forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas, além da presença de cactos e bromélias. Além disso, em épocas de seca, os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas. Essa é uma propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação.
F. Campo ou prado é um tipo de bioma ou vegetação terrestre caracterizado pela predominância da vegetação graminoide, normalmente constituída de gramíneas, ciperácias e juncos, com diferentes graus de ocorrência de arbustos e árvores. G. Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão, altitude média de 100 metros. H. A vegetação litorânea também conhecida como restinga apresenta uma elevada resistência à salinidade, e aos ventos intensos. O Brasil possui muitas vegetações incríveis e que devem ser preservadas, sendo que uma delas é a chamada vegetação litorânea — formação presente nas planícies e terras baixas do litoral do País.