2) Aprendi, na década de 60, que o Estado de São Paulo fazia parte da região Sul. Minas estava na região Leste, assim como a Bahia, o Rio, o Espírito Santo e Sergipe. Certo dia, um professor, já na década de 70, disse que São Paulo estava no Sudeste, bem como o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Fiquei chocado. Os Estados mudaram de posição e eu nem havia percebido”. (MELGAR, E. O IBGE e os Estados do Brasil. Folha de S. Paulo, 08/05/2003). Essa “mudança de posição” dos estados brasileiros, conforme registrado pelo autor, ocorreu porque: a) Houve uma nova perspectiva em relação ao IBGE sobre o território brasileiro, que deixou de ser predominantemente interiorano para ocupar melhor o litoral. b) A nova região Sudeste representava melhor as zonas mais industrializadas do país e com posição geográfica semelhante. c) A integração do Espírito Santo ao Sudeste era necessária em razão do seu acelerado grau de urbanização e concentração populacional. d) Estava em curso, na década de 1970, a redistribuição industrial brasileira em direção às regiões Sul e Norte. Me ajudem por favoor
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
Resposta:
a) Incorreta – As regiões economicamente desenvolvidas, Sul e Sudeste, são as que apresentam as maiores taxas de domicílios com televisores.
b) Incorreta – A região Centro-Oeste apresenta uma boa quantidade de domicílios com televisores.
c) Incorreta – todos os estados do Norte, com exceção do Pará, apresentam mais de 85% dos seus domicílios com aparelhos de TV.
d) Correta – O Nordeste apresenta estados com uma grande quantidade de domicílios com TV, outros que apresentam quantidade média e aqueles que possuem uma baixa quantidade, o que caracteriza a sua heterogeneidade quanto a esse dado.
Ver
anaeloizasales:
Obrigadaa
Perguntas interessantes